O que causa seborreia? Como eliminar? Confira soluções possíveis

Saiba mais sobre esse problema que causa tantos desconfortos no couro cabeludo

O que causa seborreia? A dermatite seborreica do adulto, ou dermatite seborreica (SD ou eczema seborreico), é uma doença inflamatória da pele. Caracteriza-se pelo aparecimento de manchas vermelhas, cobertas de caspa oleosa branca ou amarela, localizadas em zonas de pele oleosa (ou zonas seborreicas) como o couro cabeludo, a zona T do rosto (zona das sobrancelhas, asas do nariz). Acompanhe para saber mais aqui no SaúdeLAB.

Em 95% dos casos observados de dermatite seborreica, o couro cabeludo é o mais afetado. Às vezes, é até a única parte do corpo afetada por esta doença de pele. É uma dermatose crônica, ou seja, as placas aparecem em surtos recorrentes.

O que causa seborreia?

Sendo a dermatite seborreica localizada nas zonas oleosas da pele, parece lógica a ligação entre esta dermatose e a produção excessiva de sebo. Com efeito, o sebo irá promover a proliferação de microrganismos (uma levedura microscópica chamada Malassezia furfur ou pityrosporum ovale), naturalmente presentes na pele.

Acontece então uma reação inflamatória induzindo vermelhidão da pele e renovação acelerada do couro cabeludo e das células da pele (em 5 a 14 dias em vez dos habituais 28 dias). A consequência é a agitação incomum e descamação. Além da produção excessiva de sebo, podem estar envolvidos outros fatores: má higiene, transpiração excessiva, stress, fadiga, obesidade, gravidez, uso de cosméticos excessivamente gordurosos, álcool, imunossupressão, uso de certos medicamentos.

Veja também: Como lavar cabelos com caspa e não se frustrar ? Confira o passo a passo correto

Coceira no couro cabeludo: e se for dermatite seborreica?

O que causa seborreia
O que causa seborreia? Foto: Canva PRO

A dermatite seborreica é expressa em surtos. Se a pele parece perfeitamente normal na maioria das vezes, durante as crises seborreicas, aparecem manchas vermelhas, mais escuras nas bordas do que no centro. Eles são cobertos por caspas oleosas que descascam facilmente, revelando uma pele vermelha clara. A dermatite pode causar coceira e sensação de queimação.

Em relação ao couro cabeludo, as placas aparecem primeiro na área das têmporas e no topo do crânio… antes de se espalharem por todo o couro cabeludo, atingindo até a testa, a base do pescoço. Em casos mais extremos, a dermatite pode causar queda de cabelo em mechas.

Na face, as placas concentram-se mais frequentemente nos sulcos ao redor das narinas, sob o lábio inferior, atrás das orelhas e ao nível das sobrancelhas. Em humanos, placas também podem ser observadas na barba e no bigode.

Como tratar a dermatite seborreica?

Um dos principais problemas com esta condição da pele é que é difícil identificá-la devido às semelhanças com outras doenças da pele – como a psoríase – mas também à multiplicidade de fatores que podem causá-la. De qualquer forma, se você acha que tem, um médico ou dermatologista pode fazer um diagnóstico. Em todos os casos, o tratamento trata e alivia os sintomas das crises seborreicas, mas não cura a doença de forma permanente. O uso de medicamentos e tratamentos específicos deve, portanto, ser repetido para cada recidiva.

Veja também: O que causa caspa? Como tratar? Mitos e verdades que você precisa saber

Grupo do Whatsapp
Acesse nosso Grupo do Whatsapp!

A gente ama um cabelo com brilho e movimento, não é mesmo? Mas o processo para obter fios saudáveis pode ser custoso e tomar tempo. Porém, existem formas de reduzir tempo e dinheiro investido para cuidar do nosso cabelo. E essas formas podem ser feitas em casa mesmo. Usando produtos naturais ou até mesmo o que você já possui de cremes no armário. Então, aprenda agora a cuidar bem dos seus fios, no conforto do seu lar, e sem gastar muito!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação