Agachamento Búlgaro: conheça o exercício e saiba como fazer

O agachamento búlgaro é um exercício que pode ser perfeito para quem sonha em ter pernas torneadas e um bumbum durinho. Ele é bastante utilizado em séries de atividades físicas e pode ser feito na academia ou em casa. Para isso, basta tomar alguns cuidados. Conheça mais sobre o movimento e como fazê-lo hoje, no SaúdeLab.

Agachamento búlgaro

Esse é um agachamento que foi criado por Ivan Ivanov, um búlgaro campeão olímpico e mundial em halterofilismo. Por isso o exercício leva este nome. Ele se caracteriza por ser feito com uma perna por vez. Assim, enquanto uma se movimenta, a outra permanece para trás, sobre um step ou banco.

Uma vez que ele foca em uma perna por vez, também exige menos da lombar. Por isso, é interessante para pessoas que tenham problemas ou dores na região. Além disso, ele é uma excelente atividade para tornear os músculos das pernas e dos glúteos, assim como para o desenvolvimento do equilíbrio.

Qual a diferença entre o agachamento búlgaro e o afundo?

A diferença entre eles é que no exercício búlgaro uma das pernas fica para trás, com o pé sobre um banco ou step. Por outro lado, o afundo acontece com ambos os pés no chão. Contudo, ambas as atividades trabalham a força e o equilíbrio do atleta.

Leia mais: Agachamento Sumô: aprenda como fazer corretamente e previna-se contra lesões

Qual músculo é trabalhado no agachamento búlgaro?

São diversos os músculos que são trabalhados durante essa atividade. Por exemplo, os deltoides, os glúteos e os quadríceps.

Agachamento búlgaro.
Agachamento búlgaro. Foto: Canva PRO

Agachamento búlgaro com ou sem halteres, qual a diferença?

Você pode praticar essa atividade com ou sem os halteres. A diferença realmente está no peso que o corpo deve suportar. Por isso, quanto mais peso, maior a contração muscular. Todavia, é importante aumentar o peso aos poucos; por isso, no início é possível fazer a atividade sem o uso de halter.

Qual exercício substitui o agachamento búlgaro?

Existem dois exercícios que podem ser utilizados para substituir esse movimento. O primeiro deles é o “overhead squat”, que é o agachamento com a barra sobre a cabeça. O segundo, então, corresponde ao agachamento no banco.

Leia também: Quantas calorias perdem fazer 10 agachamentos? Confira estudo científico

Como evitar acidentes e lesões

O agachamento búlgaro necessita de cuidados para que ele traga os benefícios sem que ofereça riscos ao praticante. Para isso, é importante manter a coluna ereta durante a execução; igualmente, manter o abdômen contraído, o que auxilia no equilíbrio. Além disso, comece sem halteres ou com pesos leves e aumente a partir do tempo.

Veja o passo a passo para fazer corretamente o exercício:

  • Primeiramente, fique em pé e alinhe pés e ombros;
  • Logo depois, coloque um pé em frente ao corpo e o outro atrás, sobre um banco, onde ficará o “peito” do pé;
  • Então, faça o agachamento de modo que a perna posicionada à frente fique em uma posição 90°;
  • Por fim, retorne à posição original e repita o movimento. Depois, repita alternando a posição das pernas.

Continue a leitura: 10 benefícios de se praticar o agachamento todos os dias

Compartilhe seu amor
Ana Cristina Follmann
Ana Cristina Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, produtora de conteúdo desde 2018.

Artigos: 75
plugins premium WordPress