Book Appointment Now
Entenda quais doenças podem afetar a fertilidade masculina e fique alerta
A princípio, a fertilidade é uma característica muito importante do nosso corpo. Tal importância não é apenas para quem convive dentro de um casal, mas para a saúde de uma pessoa em si. Diversos problemas e condições de saúde podem prejudicar a fertilidade masculina e, portanto, precisam ser conhecidas e combatidas. Portanto, o SaúdeLab vai te ensinar quais são as doenças que podem afetar a fertilidade masculina.
De antemão, a maioria das pessoas costuma não se preocupar muito com a fertilidade. Afinal, ela é uma capacidade tão básica do nosso corpo que acabamos presumindo que ela não pode falhar conosco. Entretanto, a realidade infelizmente é o completo oposto, visto que a infertilidade é um problema real e que marca presença na vida de muitos homens e mulheres.
Leia também: Infertilidade Masculina: quais são os principais sintomas? Saiba o que fazer
Principais doenças da fertilidade masculina
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como infertilidade a ausência de gravidez após 12 meses de tentativas com relação sexual sem contraceptivo. Estima-se que o problema atinge cerca de 15% dos casais em idade reprodutiva. Confira a seguir a principais doenças que causam a infertilidade masculina.
Varicocele
Sem dúvidas, essa é uma das causas mais comuns de infertilidade nos homens. Ela é caracterizada por um aumento das veias na região dos testículos. Isso faz com que o fluxo de sangue na região seja maior. Por consequência, a temperatura dos testículos aumento, de forma a prejudicar a quantidade e a qualidade dos espermatozoides produzidos e armazenados nele.
Caxumba
Talvez você já saiba, mas a caxumba de fato pode levar a infertilidade, tanto em homens quanto em mulheres. No caso, ela é um infecção viral que, apesar de não afetar os testículos primariamente, pode chegar até eles se não for devidamente tratada.
Alterações hormonais
Quando a produção de algum hormônio é desbalanceada de alguma forma, os efeitos no nosso corpo podem ser muito diversos. Contudo, alterações na tireóide ou nos níveis de prolactina podem afetar a fertilidade masculina.
Azoospermia
De maneira geral, essa doença é uma consequência de fatores e hábitos variados. O uso de testosterona, por exemplo, pode desencadear a azoospermia, bem como uma obstrução no caminho percorrido pelo espermatozoide. No caso, ela é caracterizada por uma redução drástica na contagem de espermatozoides, podendo chegar a zero.
Doenças não são as únicas causas para infertilidade
Apesar de haverem múltiplas doenças que podem afetar a fertilidade masculina, é muito importante salientar que os hábitos de vida também estão diretamente ligados a ela. Um homem sedentário ou obeso, que possui uma má alimentação, ou costuma consumir álcool e fumar, possui grandes chances comprometer sua fertilidade.
É possível tratar a infertilidade masculina?
Atualmente, com o avanço da medicina, surgem cada vez mais alternativas e soluções para problemas de fertilidade masculina. Entretanto, essas soluções variam muito de caso a caso. A varicocele, por exemplo, necessita de obstrução cirúrgica, bem como alguns casos de azoospermia. Já casos de alterações hormonais devem ser abordados de maneira diferente, com tratamentos, medicamentos e similares.
Por fim, conforme fora dito, é importante lembrar que a fertilidade masculina está diretamente ligada aos hábitos de vida dos homens. Logo, uma das melhores formas de evitar a infertilidade, é mantendo uma boa alimentação e adotando uma rotina ativa.
Leia mais: Quais exames avaliam a fertilidade masculina? Entenda mais sobre cada um