Mesmo sem comprovação científica, 80% dos brasileiros sintomáticos afirmaram ter tomado Ivermectina

A desinformação é um dos principais responsáveis para uso deste remédio

Dentre 23 países, o Brasil está entre os que mais consumiram remédios ineficazes para o tratamento da covid-19, dentre os medicamentos estão a ivermectina. De acordo com um levantamento global, 79,5% dos brasileiros usaram, mas autoridades sanitárias contraindicam o uso para o tratamento da doença. Saiba mais sobre o estudo com o blog SaúdeLab.

Levantamento global revela que muitos brasileiros usaram ivermectina para tratar covid-19

Um levantamento foi publicado na revista científica “Nature”, que revela dados de 23 países sobre o tratamento da covid-19. O estudo foi realizado pelo Instituto Global de Saúde de Barcelona (ISGlobal) que avaliou estes países, dentre eles o Brasil.

De acordo com levantamento, 79,5% dos brasileiros que tiveram sintomas da doença usaram para o tratamento a ivermectina. Este remédio é ineficaz para o tratamento, sendo ele contraindicado por autoridades sanitárias, mesmo assim muitos brasileiros recorrem à medicação.

Entretanto, na esfera global (27%) das pessoas afirmaram que utilizaram a ivermectina ao notar os primeiros sintomas de covid-19. Saiba que diversos estudos científicos apontam que a medicação não é indicada para o tratamento da doença, visto que ele é indicado para tratar infecções parasitárias.

Além disso, o trabalho revelou também que 40% dos entrevistados não estão prestando atenção sobre as novas informações relacionadas a pandemia da covid-19. Para este levantamento, foram ouvidas 23 mil pessoas em cada país, entre os dias 29 de junho e 10 de julho de 2022. Todos os maiores de 18 anos.

Dentre os países estavam o Brasil, África do Sul, Alemanha, Canadá, Cingapura, China, Coreia do Sul, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Gana, índia, Itália, Quênia, México, Nigéria, Peru, Polônia, Rússia, Suécia, Turquia e Reino Unido.

Leia também: Compressa quente ou fria? Confira um guia completo para aprender de uma vez por todas

Para que serve este medicamento?

Em primeiro lugar, a ivermectina é um medicamento usado para tratar parasitas intestinais e animais, e sarna em humanos. Sendo ele um medicamento acessível e muito utilizado em todo mundo para o tratamento de infestações de parasitas.

Sabendo disso, dá para entender que ela não traz nenhuma contribuição para o tratamento da covid-19, ao contrário traz efeitos nas pessoas infectadas. A Food and Drug Administration (Agência Americana de Alimentos e Medicamentos), avaliou cuidadosamente os medicamentos. Inclusive, no Brasil, existem vários relatos de reações graves levando, inclusive, a morte, principalmente por falência do fígado devido a exposição equivocada ao medicamento.

Para assim ter certeza da eficácia para determinado uso. Em alguns casos é possível saber se estes medicamentos são possivelmente perigosos para tratar certas doenças. Sobretudo, a ivermectina não foi autorizada pela FDA para prevenção e tratamento da covid-19. Um dos motivos é que este medicamento é destinado para complicações causadas por vermes parasitas, piolhos e doenças na pele como rosácea.

Veja também: O que é artrose e quais as causas? Tem tratamento? Descubra agora

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação