Chá de Passiflora: saiba como fazer e aproveitar todos os seus benefícios

Fique por dentro dos benefícios do chá de Passiflora para a saúde, e aprenda a fazê-lo

De antemão, os chás estão entre as bebidas mais saudáveis que podemos consumir. Apesar de serem simples, as ervas e plantas utilizadas no preparo dos chás possuem um enorme potencial medicinal. O chá de Passiflora, por exemplo, oferece diversos benefícios para a saúde, que podem ser aproveitados por qualquer um. Portanto, venha com o SaúdeLab e saiba como fazer chá de Passiflora e aproveitar todos os seus benefícios.

A princípio, o consumo de chás é uma cultura extremamente antiga, sendo muito difundida pelo mundo, incluindo no Brasil. No caso, grande parte dos brasileiros já fazem esse consumo, porém alguns tipos de chá, como o chá de Passiflora, acabam passando despercebidos. Consequentemente, poucos têm acesso aos benefícios que chás como esse oferecem para a saúde.

De onde vem a Passiflora?

Primeiramente, o termo Passiflora significa “flor da paixão”, e é utilizado para definir um gênero de plantas. As flores das espécies pertencentes a esse gênero possuem uma aparência única, que para seus primeiros descobridores, possuía diversos símbolos sobre a paixão de Cristo. Porém quando se fala do chá de Passiflora, ele geralmente é feito a partir do maracujazeiro, árvore que produz o tão consumido maracujá.

Sob esse ponto de vista, é importante salientar que a fruta do maracujá em si não é empregada nesse chá. Na realidade, ele é feito a partir das flores ou folhas, sendo a segunda opção a melhor forma de obter todos os benefícios que o chá oferece. Ou seja, o suco de maracujá, ou a fruta in natura, não possui as mesmas propriedades do chá de Passiflora feito com as folhas da mesma árvore.

Leia mais: Propriedades medicinais do maracujá: conheça e aprenda a cultivá-lo em casa

Principais benefícios do chá para a saúde

Melhora erupções, urticária e outros problemas de pele

Através do suas propriedades anti-inflamatórias, a Passiflora melhora consideravelmente a irritação causada por problemas de pele, inclusive algumas alergias.

Alivia dores nas articulações

Também através da ação anti-inflamatória, é possível usar a Passiflora para melhorar quadros de atrite e similares.

Ajuda a combater a ansiedade, depressão e estresse

As propriedades calmantes do chá são tão fortes que podem ser comparadas à ação de fármacos com o mesmo efeito, que são empregados para combater a ansiedade. Ademais, através de compostos flavonoides, o chá também pode melhorar o quadro de depressão.

Melhora a qualidade do sono

Outra grande vantagem da Passiflora é que ela atua como uma relaxante para a hora de dormir, o que é muito vantajoso se você está com problemas de sono.

Alivia as ondas de calor da menopausa

Durante a menopausa, há um excesso de adrenalina no corpo da mulher, que é responsável por muitos sintomas. Felizmente, a Passiflora pode ajudar a regular esse problema.

Ajuda contra problemas intestinais

A adrenalina também pode ser responsável por desregular o intestino e, portanto, alguns problemas causados por ela são regulados pela Passiflora.

Como fazer o chá de Passiflora?

Agora que você conhece os benefícios da Passiflora para a saúde, é preciso aprender a como utilizar ela para fazer chá e, consequentemente aproveitar esses benefícios. No caso, será necessário apenas dois ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de folhas de Passiflora
  • 1 xícara de água

Em relação ao preparo, é muito similar ao de qualquer outro chá. Basta colocar a Passiflora uma xícara, colocar a água sob o fogo e, quando ela estiver fervendo, colocar dentro da mesma xícara. Feito isso, aguarde cerca de 10 minutos, coe a água e já pode se servir.

Por fim, leia mais: Chá para dormir melhor durante a noite: conheça 6 opções incríveis e poderosas

Triptofano: para que serve?

Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
  • Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
  • Auxilia no controle do apetite;
  • Por fim, contribui para a boa memorização.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação