Descubra os benefícios e malefícios do Nabo e dá até para fazer chá

Apesar de não ser comum, é possível fazer chá de nabo e aproveitar seus benefícios

A princípio, os vegetais costumam ser muito ricos em nutrientes. Consequentemente, eles oferecem diversos benefícios para a nossa saúde. Porém alguns vegetais, como o nabo, acabam não sendo consumidos pelas pessoas, visto que elas não conhecem seus benefícios e formas de consumo. Sendo assim, se você é uma dessas pessoas, venha com o SaúdeLab, conheça os malefícios e benefícios do nabo para saúde, e saiba usá-lo para fazer chá.

Por incrível que pareça, o nabo é um vegetal que de fato pode ser aproveitado para fazer chá. Através dele, é possível aproveitar muito bem os benefícios do nabo. Contudo, independentemente da forma de consumo, é necessário ter moderação, pois o nabo também pode oferecer malefícios.

Tabela Nutricional do Nabo

Par conhecer os benefícios nutricionais do nabo é essencial analisarmos sua tabela nutricional. Aqui utilizamos por base a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos elaborada pela USP e publicada em 2011. Nela podemos perceber que, a cada 100 gramas de nabo cru temos:

  • Energia: 18 kcal
  • Proteínas: 1,2 g
  • Lipídeos: 0,1 g
  • Colesterol: 0 g
  • Carboidratos: 4,1 g
  • Fibra Alimentar: 2,6 g

Portanto, por ser bem baixo em calorias, o nabo é perfeito para qualquer dieta, inclusive para a dieta Low carb afinal, em 100 gramas de nabo encontramos apenas 4,1 gramas de carboidrato e por ser rico em fibras vai trazer saciedade e facilitar inclusive no jejum intermitente.

Principais benefícios do nabo para a saúde

  • Fonte de fibras: as fibras presentes no nabo são muito proveitosas para quem sofre com constipação e outros problemas intestinais. Ademais, elas também são grandes aliadas no emagrecimento, pois aumentam a sensação de saciedade após refeições.
  • Melhora a pressão alta: através do relaxamento dos vasos sanguíneos, o nabo é capaz de melhorar a circulação sanguínea, de forma a reduzir a pressão arterial. Ou seja, isso é especialmente vantajosos para hipertensos.
  • Baixa quantidade de carboidratos: sabemos que os carboidratos em excesso podem fazer mal para a nossa saúde, e são um obstáculo para quem quer emagrecer. Porém o nabo possui poucos carboidratos, podendo fazer parte até mesmo de dietas low carb.
  • Ação diurética: no caso, o nabo pode agir como diurético através do potássio que ele oferece. Com isso, ele acaba sendo útil para combater a retenção de líquido e, novamente, a pressão alta.
  • Rico em antioxidantes e anti-inflamatórios: enquanto os antioxidantes combatem radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, o anti-inflamatórios são necessários para o combate de diversas doenças. Ademais, ambos também possuem papéis importantes no processo de emagrecimento.
  • Ajuda a controlar o açúcar no sangue: tanto as fibras quanto a pouca quantidade de carboidratos, contribuem para melhorias no controle do açúcar no sangue, reduzindo os níveis dele. Logo, o nabo pode ser muito proveitosos para quem é pré-diabético ou já sofre com a diabetes.

De que forma o nabo pode ser prejudicial para a saúde?

Apesar dos benefícios do nabo serem muito proveitosos para o nosso organismo, também pode haver alguns malefícios dependendo da forma de consumo. Se o nabo for muito cozido, por exemplo, ele pode liberar uma quantidade de proteínas grande demais, que pode vir a ser prejudicial principalmente aos rins. Ao mesmo tempo, o nabo que não é bem cozido pode ser ruim para quem tem problemas na tireoide, pois alguns compostos interferem em sua função.

Como tirar o gosto amargo do nabo?

Como percebemos, o nabo é um excelente vegetal para nossa saúde, no entanto seu amargor pode dificultar seu consumo. Desta forma, vamos dar uma dica valiosa para melhorar o sabor do nabo. Comece colocando uma panela com água para ferver, enquanto isso, escolha uma batata média e descasque-a.

Feito isso, também pique no nabo e pequenas tiras, de 2 cm de largura por 4 cm de comprimento, aproximadamente. Então, quando a água levantar fervura, adicione o nabo picado e a batata cortada ao meio e cozinhar em fogo baixo por 15 minutos. Está pronto, basta finalizar da maneira que preferir.

Como usar o nabo para fazer chá?

Agora que você conhece tanto os malefícios quanto o benefícios do nabo, é preciso procurar por formas saudáveis de incluir ele em sua alimentação. Uma delas é através do chá de nabo, que é excelente para aproveitas as propriedades anti-inflamatórias e de emagrecimento. No caso, para fazê-lo, será necessário apenas metade de um nabo e uma pitada de sal do himalaia. Com eles em mãos, basta seguir o passo a passo a seguir:

  1. Em cima de um pano apropriado, passe o nabo em um ralador, do lado que possuir os menores buracos.
  2. Depois de ralar bastante, enrole o pano e esprema bem em uma panela para extrair o suco do nabo, esse líquido que você vai usar para fazer o chá.
  3. Na mesma panela, adicione a pitada de sal e leve para o fogo.
  4. Por fim, quando as primeiras bolhas de fervura começarem a aparecer, você já pode se servir.

Leia mais: Jiló: entenda os riscos e benefícios e saiba como consumir de forma saudável

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação