Conheça as 5 melhores pimentas para saúde: descubra cuidados no consumo e até como fazer chá

De antemão, a ardência que grande parte das pimentas causa é algo que divide muito as pessoas. Enquanto alguns ficam receosos, outros consomem quase diariamente. Entretanto, as propriedades das pimentas vão muito além dessa ardência. Elas na verdade podem ser extremamente benéficas para a saúde. Sendo assim, o SaúdeLab vai te apresentar as 5 melhores pimentas para saúde, seus cuidados no consumo e como fazer chá com pimentas.

A princípio, cada tipo de pimenta possui seu próprio sabor e propriedades. Logo, existem pimentas que acabam sendo mais proveitosas para a saúde do que outras. Contudo, independente do tipo de pimenta que você está acostumado a comer, é preciso ter alguns cuidados importantes no seu consumo, tentando buscar pelas formas mais saudáveis de fazê-lo.

Quais são as melhores pimentas para a saúde?

  • Caiena: apesar de ser a pimenta mais ardida da lista, a pimenta caiena também é a possui as propriedades mais variadas, já que é uma mistura de pimentas vermelhas. Com isso, vale destacar que, além de funcionar como antifúngico e antialérgico, melhorando a imunidade, a pimenta também protege o estômago e coração.
  • Malagueta: sendo amplamente utilizada em pratos como vatapá e guacamole, a pimenta malagueta fornece uma grande quantidade de antioxidantes para o nosso corpo. Estes por sua vez são muito importantes para prevenir o envelhecimento precoce, através do combate de radicais livres.
  • Pimenta-de-cheiro: tanto o sistema imunológico quanto o sistema cardiovascular são fortalecidos pela pimenta-de-cheiro. Ademais, através de sua ação anti-inflamatória, ela também pode ser uma aliada para a saúde da pele, e no processo de emagrecimento,
  • Rosa: assim como a malagueta, a pimenta rosa também oferece oxidantes. Porém ela também é conhecida por ser uma fonte de cálcio e vitaminas, e por atuar na prevenção contra Alzheimer.
  • Pimenta-do-reino: sem dúvidas, a pimenta-do-reino não é só um das melhores pimentas, como também é uma das mais usadas. Ela é capaz combater a retenção de líquidos, e melhorar a absorção de nutrientes.

Leia mais: Comer alimentos apimentados faz mal para a saúde? Veja os efeitos e como consumir

Dependendo do consumo e de sua saúde, a pimenta pode fazer mal

Mesmo que você consuma apenas as melhores pimentas, ainda é muito importante que você tenha moderação. As propriedades das pimentas que são responsáveis por sua ardência podem causar uma grande irritabilidade no estômago se consumidas em excesso. Consequentemente, a moderação no consumo precisa ser ainda maior para pessoas que já sofrem de problemas estomacais, como gastrite ou refluxo. Nesses casos, comer pimenta excessivamente pode levar a úlceras e outros problemas graves.

Saiba como utilizar pimentas para fazer chá

Por fim, agora que você conhece as melhores pimentas, e sabe da importância de comer elas com moderação, é bom conhecer alternativas saudáveis de consumo. Sob esse ponto de vista, os chás de pimenta acabam sendo uma excelente opção. No caso, pode ser que nem toda pimenta possa ser usada para fazer esses chás. Porém geralmente, as mais convencionais, como a pimenta-do-reino ou caiena, podem facilmente ser empregadas.

Dito isso, para fazer um chá de pimenta, basta ferver uma xícara de água e colocar uma colher de chá da pimenta de sua preferência. Misture para incorporar, aguarda alguns instantes para esfriar, e você já pode se servir. Caso você queira incrementar o gosto de alguma forma, você pode adicionar mel ou limão, que já são muito usados em chás.

Leia mais: Descubra benefícios e malefícios do pimentão e saiba como consumir na dieta

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915
plugins premium WordPress