Ritalina em falta; tem previsão de regularização? Confira!

Este remédio é utilizado para o tratamento do TDAH e de narcolepsia

A Ritalina passou por uma grande procura no ano passado, por este motivo ele simplesmente sumiu das prateleiras das drogarias e farmácias no Brasil. No entanto, a fabricante garantiu que nos próximos dias será realizada a reposição da medicação. Venha entender com SaúdeLab o que é este medicamento?

Falta Ritalina nas farmácias brasileiras

O medicamento virou motivo de reclamação por muitos pacientes que usam a Ritalina. A princípio, ele foi muito procurado pelos brasileiros em 2022. Por este motivo, a demanda ocasionou um desfalque nas farmácias do país.

Sobretudo, a Ritalina é um remédio que tem como princípio ativo o cloreto de metilfenidato utilizado para o tratamento de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Além disso, o fármaco é recomendado para crianças e adultos que tem narcolepsia, que busca tratar a sonolência diurna excessiva.

O grupo Novartis e a Sandoz do Brasil, a fabricante da Ritalina, informaram que ocorreu um atraso para liberação de novos lotes do remédio. A Ritalina de 10 mg, 20 mg e 30 mg recebeu uma grande demanda no ano anterior e a ponta disso causou uma escassez no estoque de segurança.

Ademais, a farmacêutica esclareceu que o abastecimento deverá ser normalizado nos próximos dias. No comunicado emitido pela empresa, ela também deixou claro que a falta da Ritalina não tem relação com a qualidade. A falta aconteceu mesmo por conta do trâmite de liberação dos lotes, que são importados dos Estados Unidos.

Leia também: Bebê de 9 meses é internada por intoxicação após comer maconha acidentalmente

O que é Ritalina?

O Cloridrato de Metilfenidato, a famosa Ritalina, é um medicamento amplamente utilizado no tratamento de transtornos de atenção e hiperatividade (TDAH). Aliás, desde sua aprovação pelo FDA – órgão semelhante à ANVISA nos EUA – em 1955, ele vem sendo utilizado com sucesso para melhorar a concentração, a atenção e a capacidade de realizar tarefas diárias. No entanto, no Brasil, chegou apenas em 1998.

A Ritalina atua estimulando a liberação de neurotransmissores, como a noradrenalina e a dopamina, no cérebro. Isso ajuda a melhorar a concentração e a capacidade de prestar atenção. Além disso, ele também pode ajudar a reduzir a impulsividade e a hiperatividade, sintomas comuns do TDAH.

O medicamento é geralmente administrado por via oral e sua ação dura em torno de 4 a 6 horas. Embora seja eficaz para o tratamento de sintomas de TDAH, o cloridrato de metilfenidato também pode causar efeitos colaterais, como ansiedade, insônia, perda de apetite e dores de cabeça. A Ritalina possui tarja preta, devido aos seus efeitos coalterais, portanto, só pode ser comercializado diante da retenção da receita médica.

Tratamentos para o qual a Ritalina é eficaz

Além do tratamento de TDAH, o cloridrato de metilfenidato também é utilizado em outras condições, incluindo:

  • Narcolepsia: a narcolepsia é uma condição que causa sonolência excessiva durante o dia. O cloridrato de metilfenidato pode ajudar a melhorar a vigilância e a concentração em pessoas com narcolepsia.
  • Depressão: em alguns casos, o cloridrato de metilfenidato pode ser usado como adjuvante no tratamento da depressão, ajudando a melhorar o humor e aumentando a energia.
  • Dependência de cocaína: o cloridrato de metilfenidato também pode ser usado como parte do tratamento da dependência de cocaína, ajudando a reduzir os desejos e aumentando a concentração.
  • Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em adultos: o TDAH não é uma condição exclusiva de crianças e adolescentes. Muitos adultos também podem sofrer com sintomas de TDAH e o cloridrato de metilfenidato pode ser eficaz em ajudá-los a melhorar sua concentração e atenção.

Por fim, é importante destacar que o tratamento com cloridrato de metilfenidato deve ser combinado com outras abordagens, como terapia comportamental e mudanças no estilo de vida, para obter os melhores resultados. Se você está lutando com sintomas de TDAH ou outra condição mencionada acima, fale com o seu médico sobre a possibilidade de incluir o cloridrato de metilfenidato em seu tratamento.

Veja também: Pesquisa aponta que redução de sono afeta a saúde de crianças de 5 a 7 anos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação