Quanto tempo dura candidíase? Saiba como evitar problemas desse incômodo

Candidíase é uma infecção fúngica comum que afeta a região genital, boca e pele.

Você sabe quanto tempo dura a candidíase? A resposta foi não, continue lendo esse texto, pois o SaúdeLab vai apresentar todas as informações que você precisa saber sobre essa doença, desde quanto tempo dura até se os homens podem ter. Confira, a seguir.

Saiba quanto tempo dura a candidíase

Candidíase é uma infecção fúngica comum que afeta a região genital, boca e pele. Ela é causada pelo fungo Candida albicans. O tempo de duração da candidíase depende da gravidade da infecção e do tratamento escolhido.

De modo geral, os sintomas podem desaparecer entre 7 a 14 dias com o uso de medicamentos antifúngicos. No entanto, se a infecção é grave ou se a pessoa tem outras condições de saúde subjacentes, pode levar mais tempo para se curar.

É possível que a candidíase cure sozinha?

Em alguns casos, a candidíase pode curar sozinha, mas isso é raro. É importante tratar a infecção para evitar complicações e a disseminação do fungo para outras partes do corpo. O tratamento inclui o uso de medicamentos antifúngicos orais ou locais, dependendo da localização da infecção.

Além disso, é importante manter uma boa higiene pessoal e evitar o uso excessivo de produtos químicos que possam alterar o equilíbrio natural da flora vaginal. O mesmo vale para os homens, é indispensável manter uma boa higiene.

Veja também: Quando o zumbido no ouvido é preocupante? O que fazer nesses casos?

Como se livrar da candidíase rápido?

Saiba quanto tempo dura a candidíase
Saiba quanto tempo dura a candidíase – Imagem: Canva Pro

Para se livrar da candidíase rapidamente, é importante seguir rigorosamente as instruções do seu médico e não interromper o tratamento antes do tempo recomendado. Como também, é importante evitar coisas que possam piorar a infecção, como o uso de roupas apertadas, o consumo de açúcares e carboidratos refinados, e o stress excessivo.

Como acontece a transmissão?

A transmissão da candidíase ocorre por contato direto com o fungo ou por meio de objetos contaminados. As mulheres podem adquirir a infecção durante o sexo genital ou por meio do uso de objetos pessoais contaminados, como toalhas ou roupas íntimas.

Além disso, as pessoas com sistema imunológico comprometido ou outras condições de saúde subjacentes, como diabetes, têm mais chances de desenvolver a infecção. Por isso, enquanto estiver com os sintomas é contraindicado ter relações sexuais, pois as chances de transmissão são maiores.

Homem também tem candidíase?

Embora a candidíase seja uma doença mais associada às mulheres, saiba que ela também pode se manifestar nos homens. Dessa forma, os sintomas são parecidos com os das mulheres, sendo vermelhidão, coceira e pequenas feridas, sendo que a baixa imunidade e a má higiene dos órgãos genitais são um dos fatores que contribui.

Por fim, a candidíase é uma infecção causada por um fungo, mas que pode ser curada com medicamentos. Sendo assim, siga todas as orientações que foram apresentadas aqui para ter melhoras e evitar a contaminação.

Veja também: Quanto tempo dura a endoscopia? Entenda mais sobre o exame

Como viver cheirosa? Veja as 8 dicas para você potencializar seu perfume!

Seu perfume dura pouco? Você gostaria de estar sempre cheirosa mas não sabe como? Não se preocupe. Existem truques simples para que seu perfume se torne tão marcante quanto você! Então, continue lendo para aproveitar seu perfume ao máximo e ainda economizar em compras para prolongar as fragrâncias.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação