Pálpebras caídas: como resolver? Conheça formas de eliminar o problema

A princípio, apesar das pálpebras caídas serem uma característica bastante comum, ela pode ser bem incômoda para quem de fato a tem. Felizmente, existem diversas maneiras de melhorar o aspecto delas e consertar a aparência, sendo necessário ter muito cuidado com essas técnicas. Portanto, venha com o SaúdeLab e conheça formas de eliminar o problema das pálpebras caídas.

De antemão, as pálpebras caídas podem se manifestar de diversas formas e com diferentes gravidades. Com isso, cada caso pode precisar de uma abordagem específica para ser resolvido. Logo, antes de tentar qualquer tipo de procedimento, é importante que você analise bem o seu caso para ter noção do que fazer para solucionar.

Características e causas da pálpebras caídas

Primeiramente, antes de falar sobre as formas de solucionar as pálpebras caídas, é importante entender o que de fato causa ela. De maneira geral, o aumento da flacidez das pálpebras ou o excesso de pele na região é o que leva elas a ficarem mais caídas. Esse fenômeno pode ocorrer tanto nas pálpebras superiores quanto nas inferiores, e está diretamente relacionado com o envelhecimento.

Com o passar do tempo, nossa pele vai perdendo a sua elasticidade. Isso altera a aparência de diversas formas, incluindo as nossas pálpebras. Conforme a pele fica mais flácida na sobrancelha, a pele da região começa a cair e se acumular na região dos olhos. Sob esse ponto de vista, ter pálpebras caídas acaba sendo não apenas um problema estético, mas em alguns casos pode atrapalhar o campo de visão da pessoa.

Leia mais: Blefaroplastia: o fim dos olhos cansados e caídos

Quais são as formas de resolver esse problema?

  • Automassagem: tanto quem já tem quanto quem quer prevenir as pálpebras caídas pode fazer uma massagem na região. No caso, é preciso estimular repetidamente os linfonodos próximos ao lóbulo da orelha, e apertar a região das pálpebras em direção à eles.
  • Ácido hialurônico: para peles menos flácidas, é possível utilizar alguns produtos a base de ácido hialurônico. No caso, existem bioestimuladores e preenchedores que podem ser grandes aliados no tratamento das pálpebras caídas, especialmente das pálpebras inferiores.
  • Toxina Botulínica: A aplicação de botox ajuda consideravelmente a resolver o problema das pálpebras caídas. No entanto, seu efeito não é duradouro e deve ser refeito de 4 a 6 meses, para que o problema seja resolvido novamente.
  • Bleferoplastia: em casos mais avançados, onde o acúmulo de pele é grande, é preciso realizar a blefaroplastia. Ela nada mais é do que uma pequenas intervenção cirúrgica, onde as pálpebras são tratadas, e a pele da sobrancelha é levantada, corrigindo o problema.
  • Bleferoplastia química: apesar de receber o mesmo nome, a blefaroplastia química não é uma cirurgia, sendo empregada para casos mais leves. O procedimento utiliza determinados ácidos para reconstruir e tonificar toda a pele da região afetada.

Como prevenir a queda e flacidez das pálpebras?

Por fim, agora que você conhece alguns dos tratamentos para as pálpebras caídas, é importante ficar por dentro dos fatores que podem aumentar as chances delas se desenvolverem. O primeiro deles é a genética, em que algumas pessoas infelizmente tem uma maior predisposição para terem as pálpebras mais flácidas. Se você for uma delas, não precisa se desesperar, basta apenas redobrar sua atenção com os outros fatores.

Sob esse ponto de vista, o consumo excessivo de açúcar e a falta de sono estão entre os hábitos mais comuns que prejudicam a pele, levando a flacidez e envelhecimento respectivamente. Portanto, certifique-se consumir açúcar moderadamente e manter seu sono regulado. Outro problema é a exposição ao Sol, que se for excessiva, acaba afrouxando a sustentação da pele. Logo, fique atento com os raios solares no seu dia a dia.

Leia mais: Quais são as doenças das pálpebras e como o oftalmologista pode ajudar?

Seu perfume dura pouco? Você gostaria de estar sempre cheirosa mas não sabe como? Não se preocupe. Existem truques simples para que seu perfume se torne tão marcante quanto você! Então, continue lendo para aproveitar seu perfume ao máximo e ainda economizar em compras para prolongar as fragrâncias.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915