Sensibilidade nos dentes: quais são as as causas e como fazer para aliviar

De antemão, ter dentes sensíveis é um problema extremamente comum. Apesar de não ser uma condição de saúde grave, ela pode ser bastante incômoda e debilitante, de forma a piorar a qualidade de vida no dia a dia. Portanto, para que você saiba como lidar com esse tipo de problema, o SaúdeLab vai te ensinar quais são as causas e como fazer para aliviar a sensibilidade nos dentes.

Sem dúvidas, os cuidados com a saúde bucal são imprescindíveis. Manter uma boa higiene diária, utilizando todos os produtos necessários, é uma garantia para que nossa boca não adoeça ou fique com mau hálito. Mas infelizmente não é todo mundo que tem essa precaução. Com isso, muitos acabam desenvolvendo problemas como dentes sensíveis, que além doloroso, requer atenção e cuidados.

O que é, e quais as causas de dentes sensíveis?

Primeiramente, antes de falar das formas de cuidar da sensibilidade nos dentes, é preciso entender o que ela é. No caso, o problema está diretamente ligado à raiz do dente e à dentina, uma camada mais interna dele. Quando o esmalte do dente sofre algum tipo de desgaste, ou a gengiva fica mais retraída, a dentina fica mais exposta. Isso faz com que a proteção da raiz do dente seja muito reduzida, aumentando a sensibilidade dele.

Além de maus hábitos alimentares e de higiene bucal, diversos fatores podem causar esse problema. Um deles é o bruxismo, que através do ranger de dentes, promove o desgaste do esmalte. O mesmo vale para cáries, que corroem o esmalte, e até procedimentos como o clareamento, que podem causar inflamação. Dito isso, vale salientar que dentes sensíveis precisam ser tratados não só pela dor, mas também porque eles podem levar a outros problemas.

Leia mais: Você sabe escovar os dentes corretamente? Veja os 8 erros mais comuns

Como saber se você está com sensibilidade nos dentes?

Quando os dentes estão mais sensíveis que o normal, é possível notar o problema ao ingerir determinados tipos de bebidas e comidas. Inclusive, quem tem esse problema sente dor frequentemente ao beber água gelada. Isso se dá pelo fato de que, geralmente, a dor se apresenta ao tomar bebidas muito quentes ou geladas, muito doces ou muito azedas, ou apenas muito ácidas. Ou seja, esse tipo de bebida infelizmente deve ser evitada.

Sob o mesmo ponto de vista, existem alguns hábitos que também causam dor nesses casos. Por exemplo, respirar o ar de ambientes muito frios, como um quarto com ar condicionado, pode ser problemático. Até escovar os dentes, dependendo de como a escovação é feita, acaba sendo doloroso para quem sofre com esse problema. Com isso, fica claro que a sensibilidade nos dentes afeta bastante o dia a dia e qualidade de vida da pessoa.

Como aliviar e tratar a sensibilidade dos dentes?

Por fim, agora resta apenas aprender o que fazer quando se está com os dentes sensíveis. Antes de ir em busca de um tratamento, é possível tomar algumas medidas para evitar a dor. Dentre elas, as mais importantes são:

  • Evitar o consumo de bebidas e comidas muito ácidas, doces, geladas ou quentes.
  • Utilizar pastas de dente com bastante flúor, ou específicas para dentes sensíveis.
  • Escovar os dentes com leveza e usando uma escova com cerdas bem macias.

Em relação ao tratamento, ele pode variar de acordo com a causa do problema. Logo, é importante que você consulte o seu dentista para que ele possa fazer um diagnóstico. Dependendo da situação, é possível reduzir a sensibilidade nos dentes através de tratamentos a base de flúor, cremes dentais especiais, produtos dessensibilizantes, ou terapias com laser.

Leia mais: O fio dental se usa antes ou depois de escovar os dentes?

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915