Aprenda 10 sinais de derrame para agir o mais rápido possível e evitar complicações

Talvez você conheça alguém próximo de você que já tenha sofrido um derrame, ou até mesmo alguém que já morreu por desta causa. Além de muito perigoso, esse problema de saúde é bastante comum, inclusive no Brasil. Aliás, existem alguns sinais de derrame que podem facilitar a identificação dele. Portanto, venha com o SaúdeLab e saiba quais são os sinais de derrame.

De maneira geral, o nosso corpo costuma sinalizar quando há algo de errado com ele. Com isso, podemos aproveitar desses sinais para diagnosticar o problema com antecedência, diminuindo a gravidade dele e aumentando as chances de sucesso de um possível tratamento. Felizmente, isso também vale para o derrame, que pode ser identificado através de alguns sinais.

O que significa ter um derrame?

Antes de mais nada, é bom saber o que é um derrame de fato para entender por que ele consegue ser tão grave para a saúde. No caso, ele pode ser resumido à um problema no cérebro, em que ele deixa de receber a quantidade que ele necessita de sangue oxigenado. Na grande maioria das vezes, isso é causado por uma obstrução, entupimento ou bloqueio de uma artéria quem conforme fora dito, pode levar à óbito.

Nos casos em que a pessoa sobrevive ao derrame, os sintomas e sequelas neurológicos e motores costumam variar bastante. Eles dependem da região em que a artéria foi obstruída, e do tamanho da obstrução. Porém, algo que costuma ser constante nos derrames é que a região afetada pelo bloqueio acaba morrendo. Com isso, fica claro que ter atenção com os sinais do derrame é necessário para poder agir com o máximo de antecedência possível.

Leia mais: 10 alimentos que limpam os vasos sanguíneos e melhoram a circulação; confira já

Quais são os principais sinais de derrame?

  • Sonolência: de antemão, é importante não confundir esse sintoma com um simples cansaço. A sonolência causada por uma premissa de derrame costuma fazer com que a pessoa fique exausta repentinamente, sem uma graduação e com dificuldades retomar as energias.
  • Vômito e náusea: costumam estar associados com tontura e vertigem, mas quando sozinhos, a náusea e vômitos ocorrem aleatoriamente e sem que a pessoa sinta dores de barriga antes.
  • Convulsão: esse sinal é especialmente preocupante em pessoas que não possuem histórico de convulsão.
  • Soluço: caso você esteja com um soluço duradouro e persistente, ou associado a outros sintomas, ele pode ser um dos sinais de derrame.
  • Dor: apesar de ser um sinal bastante genérico, a dor causada por derrame costuma se apresentar em metade do corpo, no rosto ou em um membro específico. Ademais, a sensação dela é similar a de uma queimação.
  • Desmaio: sem dúvidas, é sempre muito preocupante quando uma pessoa desmaia. Um dos motivos para isso é que o desmaio pode ser um sinal de derrame.
  • Perda de memória: varia desde leves esquecimentos até amnésias ou dificuldades em formar memórias novas.
  • Tontura: assim como a sonolência, a tontura que o derrame causa costuma ser repentina.
  • Confusão: muitas vezes a confusão e desorientação estão associadas com a perda de memória. Costuma fazer com que a pessoa perca noção de tempo e de sua localização.
  • Distúrbios neuropsicológicos: por incrível que pareça, dependendo do caso, o derrame também pode se manifestar através de problemas neuropsicológicos, como surtos psicóticos ou transtornos de bipolaridade.

Leia mais: Sintomas de trombose: conheça 5 sinais que quase ninguém percebe

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915
plugins premium WordPress