Maçã: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo

A maçã é uma fruta da macieira, árvore que pertence à família Rosaceae que chega a medir até dez metros de altura. Aliás, a fruta considerada a mais cultivada do mundo tem origem na Europa e Ásia. Atualmente existem mais de duas mil espécies de maçã, suas espécies mais comuns são: Fuji, Golden Delicious e Gala. Seu período de safra costuma ocorrer entre janeiro e abril. Assim, para garantir um cultivo completo, a fruta exige climas temperados. Portanto, confira todas as informações do SaúdeLab sobre o assunto.

Veja todos os benefícios da maçã

A maçã é uma fruta rica em vitaminas como B1, B2, fibras e sais minerais, além de ferro e fósforo. Aliás, seu consumo regular ajuda a equilibrar o intestino, além de possuir propriedades anti-inflamatórias, antivirais e antibacterianas.

A fruta também combate os radicais livres por conter um alto índice de flavonoide, dessa forma, também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele. Inclusive, quando consumida de maneira crua, ela auxilia na higiene bucal, fortalecendo as gengivas e limpando os dentes.

A maçã é bastante popular e consumida em todo o mundo, sendo cultivada há mais de 4 mil anos. Mas, um fato curioso sobre essa fruta é que nem todas as maçãs são vermelhas ou verdes como estamos acostumados a ver. Ademais, existem diversas variedades da fruta, incluindo algumas com cores bastante curiosas, como a maçã preta, que é originária do Japão e possui uma casca escura e polpa branca e crocante.

veja também: Coma uma maçã por dia e aproveite esses 8 benefícios incríveis

Como escolher a maçã na hora de comprar

Para escolher a maçã ideal para o consumo, escolha as com aparência brilhante e firme. Portanto, sua casca não deve conter machucados ou partes moles. Aliás, as maçãs vermelhas são muito mais doces que as verdes, que possuem sabor um pouco mais ácido.

Veja também: Maçã faz mal para o estômago? Saiba se ela afeta sua digestão

Como armazenar as maçãs de forma correta

As maçãs podem ser armazenadas dentro da geladeira por até uma semana, sem perder suas propriedades e gosto natural. Mas, caso prefira armazenar cortada em cubos, o ideal é utilizar uma mistura com água e suco de limão que impedem a fruta de escurecer, deixar a maçã cortada dentro dessa substância por cinco minutos e após isso escorrer toda a água e secar suas fatias. Por fim, basta guardar em um pote com tampa ou plástico, dessa maneira as maçãs evitam a oxidação.

Veja também: 5 dicas para evitar que a maçã escureça após descascada e você não se frustar

Como higienizar corretamente as maçãs

Para realizar a higienização da fruta é necessário iniciar lavando as frutas com água corrente, feito isso basta colocar em um pote grande com uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água, e manter imersa dentro dessa solução por dez minutos. Após isso, basta retirar e lavar a maçã novamente em água corrente para retirar todo o excesso de resíduos que possam ter ficado em sua casca.

Veja também: Como higienizar maçã corretamente? Evite erros nos cuidados essenciais com suas frutas

Maneira de consumir a maçã

A melhor maneira de consumir a fruta é de forma crua e com casca, mas ela pode ser inserida em diversas receitas, como: sucos, iogurtes, tortas, bolos e em receitas agridoces como o salpicão.

Veja mais: Pode comer maçã na dieta Low Carb? Aproveite seus efeitos antioxidantes sem errar

 

Compartilhe seu amor
Kethlyn Bukner
Kethlyn Bukner

Graduanda de Biomedicina pela Unicesumar no Paraná, também possui quatro anos de experiência na área de Farmácia, através do curso técnico.

Artigos: 362