Dieta do Tipo Sanguíneo: conheça melhor e saiba se ela é indicada

Entenda o que diz a dieta do grupo sanguíneo

Não é incomum que surjam dietas mirabolantes com promessas de emagrecimento rápido ou outros benefícios que parecem irreais. Nesse contexto, você já ouviu falar da dieta do tipo sanguíneo? Pois bem, hoje o SaúdeLAB preparou esse artigo que vai te informar tudo sobre o assunto. Será mesmo que essa dieta é benéfica para a saúde? Como ela é feita? Ela tem indicação médica? Saiba agora mesmo!

Dieta do tipo sanguíneo, do que se trata?

Polêmica, a dieta do tipo sanguíneo fala evidentemente sobre os tipos sanguíneos, no sentido de quais alimentos são melhores conforme o tipo de sangue que a pessoa tem. Também conhecida como dieta do grupo sanguíneo, é uma dieta que afirma que os indivíduos devem seguir um plano alimentar específico com base no seu tipo sanguíneo. A dieta foi criada pelo médico americano Peter J. D’Adamo em 1996, que acredita que a dieta deve ser adaptada de acordo com o tipo sanguíneo, porque cada tipo sanguíneo é uma herança evolutiva que determina a forma como o corpo processa os alimentos e nutrientes.

De acordo com a teoria da dieta do tipo sanguíneo, as pessoas com diferentes tipos sanguíneos têm diferentes necessidades nutricionais e metabolizam alimentos de maneiras diferentes. Por exemplo, pessoas com o tipo sanguíneo O são considerados caçadores, então sua dieta deve ser rica em proteínas em animais, enquanto pessoas com o tipo sanguíneo A são considerados agricultores, e sua dieta deve ser principalmente vegetariana.

No entanto, essa dieta é altamente controversa e não é apoiada pela maioria dos especialistas em nutrição. A maioria das evidências científicas não suporta a teoria de que a dieta tem qualquer benefício real para a saúde. Além disso, os estudos sobre a dieta do grupo sanguíneo foram inconclusivos, pois há outros fatores envolvidos. Em vez de utilizar esse plano alimentar, os especialistas recomendam seguir uma dieta equilibrada e variada que forneça todos os nutrientes necessários para o corpo.

Leia também: Dieta para quem tem pedra na vesícula: conheça os alimentos liberados e proibidos

Argumentos do Dr. Peter

O que é a dieta do tipo sanguíneo? Conheça melhor e fique por dentro dos benefícios
O que é a dieta do tipo sanguíneo? Conheça melhor e fique por dentro dos benefícios – Imagem: Canva

 

Dr. Peter J. D’Adamo é o criador dessa dieta e defende que diferentes tipos sanguíneos têm necessidades nutricionais diferentes. Ele acredita que uma dieta do grupo sanguíneo pode ajudar a melhorar a digestão, a saúde geral e até mesmo prevenir doenças crônicas. D’Adamo sugere que os seguintes alimentos devem ser evitados ou consumidos com moderação com base no tipo sanguíneo:

  • Tipo sanguíneo O: deve evitar trigo, milho, feijão e laticínios, e se concentrar em alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe e vegetais;
  • Tipo sanguíneo A: deve evitar carne, laticínios e trigo, e se concentrar em alimentos vegetarianos e ricos em carboidratos, como legumes, grãos e frutas;
  • Tipo sanguíneo B: deve evitar trigo, milho, tomate e frango, e se concentrar em alimentos como carne vermelha, ovos, laticínios e alguns vegetais;
  • Tipo sanguíneo AB: deve-se evitar carne vermelha, milho e feijão, e se concentrar em alimentos como peixe, laticínios, frutas e legumes.

De qualquer forma, a dieta aborda uma alimentação natural e, portanto, saudável. Vale a pena seguir um plano alimentar parecido, mas tendo em mente que precisamos de todos os nutrientes.

Leia ainda: Dieta para gastrite: saiba o que não comer e fuja dos erros que pioram a doença

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação