A biotina faz mal para o fígado? Conheça seus benefícios e utilidades para saúde

Muitas pessoas incluem a biotina no dia a dia sem conhecer as propriedades dela direito

Você conhece a biotina? Esse nutriente está presente em muitos alimentos, porém também é muito comum encontrar ele na forma de suplementos. Apesar da busca por ela ser grande, há quem diga que a biotina faz mal para a a nossa saúde, especialmente para o fígado. Dito isso, para esclarecer essa questão, o SaúdeLab vai ensinar se a biotina faz mal para o fígado de fato, e quais são seus benefícios e utilidades.

Sem dúvidas, todo tipo de suplemento e nutriente possui alguma aplicação na nossa saúde. Inclusive muitos deles são indispensáveis para um bom funcionamento do organismo. Por outro lado, se você não conhece o nutriente ou o suplemento, e não sabe como usá-lo corretamente, ele pode sim ser prejudicial. O mesmo vale para a biotina, que por mais benéfica que ela seja, é preciso ter alguns cuidados.

O que é a biotina e para que ela serve?

Por incrível que pareça, a biotina é uma vitamina do complexo B, sendo também chamada de vitamina B7. De maneira geral, as vitaminas que pertencem a esse grupo possuem apenas uma característica em comum, que é o fato de serem hidrossolúveis. Fora isso, cada uma das vitaminas do complexo B possui suas propriedades e benefícios únicos. Mas obviamente, vamos focar nas propriedades da biotina.

De antemão, talvez o principal motivo que faz a biotina ser tão procurada é seu efeito na pele e cabelos. Consumir esse nutriente favorece muito a beleza e saúde tanto dos fios quanto da pele. Mas além disso, a biotina também ajuda a regular os níveis de triglicerídeos e colesterol, beneficiando o sistema cardiovascular. Ademais, ela também melhora o metabolismo, de forma a promover um melhor aproveitamento dos nutrientes que consumimos.

Leia mais: Benefícios do Ovo para os Cabelos: 10 razões para investir nele para hidratação capilar

Mas a biotina faz mal para o fígado de alguma forma?

Felizmente não, a biotina não faz mal para o nosso fígado, nem para a nossa saúde no geral. Na realidade, incluir ela na sua alimentação ou suplementação pode ter um impacto muito positivo no seu organismo. Contudo, conforme fora dito, se você não conhecer as propriedades de um determinado nutriente, ele pode sim ser um problema. No caso, por ser excretada pelas fezes e urina, a biotina faz mal para quem tem insuficiência renal. Logo, é importante que você consuma a biotina sob a orientação de um nutricionista profissional.

Para quem a biotina é recomendada?

Como a biotina é extremamente benéfica para a saúde dos cabelos e pele, ela acaba sendo ideal para quem tem queda de cabelo, fios fragilizados, acne e similares. O mesmo vale para quem tem problemas cardiovasculares, como colesterol alto. Ademais, graças aos benefícios ao metabolismo, a biotina é uma aliada tanto para quem quer perder peso quanto para quem está procurando ganhar massa muscular.

Por fim, se suas necessidades se encaixam em alguma dessas, você pode escolher consumir tanto a biotina como suplemento quanto incluir alimentos ricos em biotina na sua alimentação. Conforme fora dito, se você optar pela versão em suplementos, é preciso a orientação de um nutricionista. Mas caso você tenha interesse pelos alimentos, confira a seguir alguns exemplos que são fontes de biotina:

  • Ovo
  • Iogurte
  • Nozes
  • Salmão
  • Sementes de girassol
  • Aveia
  • Amêndoas
  • Maçã
  • Atum

Leia mais: Gengibre faz mal para quem tem pressão alta? Descubra agora os cuidados necessários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação