Tomar dipirona todo dia faz mal? Entenda os perigos envolvidos

Fique por dentro dos problemas que a dipirona pode causar em doses frequentes

Sem dúvidas, você provavelmente já teve que tomar dipirona alguma vez na vida. Apesar dela realmente ser útil, muitas pessoas acabam tomando ela com muita frequência e por muito tempo. Isso infelizmente pode acarretar em problemas bem graves para a saúde. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, saiba se tomar dipirona todo dia faz mal, e quais podem ser os riscos dela.

A princípio, todo tipo de medicamento precisa ser usado com muito cuidado. Afinal, as aplicações, dosagens, princípios ativo e efeitos são diferentes para cada um deles. Por isso a orientação médica é indispensável para o uso seguro de qualquer remédio. Logo, quando se decide tomar diariamente um medicamento como a dipirona, é preciso ter consciência de quais podem ser as consequências.

Para que a dipirona serve de fato?

Antes de mais nada, caso você não saiba, a dipirona é uma das inúmeras opções de analgésicos existentes, podendo ser encontrada nas formas de comprimido, xarope, gotas e até supositório. Ou seja, a principal função dela é aliviar dores no corpo. Inclusive ela é o analgésico mais empregado no Brasil, e pode ser aplicada tanto em adultos quanto em crianças, em dosagens e frequências diferentes claro.

Ao mesmo tempo, a dipirona não se limita apenas ao combate de dores. Ela também possui uma capacidade antitérmica, eficaz para reduzir febres. A combinação desses princípios fazem com que a dipirona seja uma excelente opção de medicamento para gripes e resfriados, que são doenças extremamente comuns e que possuem dores e febre como seus principais sintomas. Aliás, é um medicamento de fácil acesso e também com um custo bem baixo. Não é incomum as drogarias ofertarem a dipirona em gôndolas onde o consumidor precisa apenas pegar o medicamento e passar no caixa. A maioria das vezes o farmacêutico não dá orientações sobre o uso deste medicamento.

Leia mais: Por que o captopril causa tosse seca? O que fazer nesse caso? Saiba agora

A dipirona também tem efeitos colaterais

Por mais que a dipirona seja muito útil no combate de dores e febres, ela infelizmente apresenta alguns riscos para a saúde. Assim como quase todo medicamento, ela possui efeitos colaterais que podem se manifestar aleatoriamente, ou não, durante o uso. Dentre esses efeitos colaterais, os mais comuns são:

  • Má digestão
  • Arritmias
  • Hipotensão
  • Dores intestinais
  • Diarreia
  • Urticária na pele
  • Dores estomacais
  • Alterações na cor da urina

Tomar dipirona todo dia faz mal mesmo?

Além da dipirona ter efeitos colaterais, sua composição química possui uma certa toxicidade para o organismo, especialmente para órgãos como o fígado e rins. No caso, essa toxicidade é significativa quando a dipirona é consumida por muito tempo e repetidamente. Então sim, tomar dipirona todo dia faz mal para a saúde sim, e pode levar a problemas sérios como:

  • Insuficiência renal
  • Tremores
  • Gastrite
  • Úlceras
  • Agitação
  • Alterações cardíacas
  • Boca seca

Por fim, apesar de todos esses problemas, é importante salientar que você não precisa ter receio em usar a dipirona. Obviamente, como tomar dipirona todo dia faz mal, você deve evitar essa frequência de consumo, bem como quaisquer formas de automedicação com ela. Mas se você estiver com as devidas orientações, recomendações e prescrições médicas, e seguir elas a risca, não há com o que se preocupar. MAs lembre-se, jamais passe mais que 5 dias seguidos tomando dipirona. Após este período os riscos aumentam significativamente.

Leia mais: Frutas que não pode comer com febre: será que isso realmente existe?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação