Bursite aposenta? Saiba como funciona aposentadoria por invalidez

Inflamação pode causar dores nas principais articulações do corpo

A bursite aposenta por invalidez? Quais são os benefícios que este tipo de doença pode dar acesso? Quem sofre com este tipo de inflamação costuma lidar com dores nas principais articulações do corpo. Veja quais são os direitos de quem lida com essa condição e como acessá-los, aqui, no SaúdeLab.

A bursite aposenta por invalidez no INSS?

Depende. A concessão deste benefício previdenciário depende do cumprimento de uma série de regras do INSS. Veja quais são elas:

  • Cumprimento do prazo de carência do benefício (12 meses de contribuições);
  • Incapacidade total e permanente.

Em relação ao segundo requisito, a aposentadoria por invalidez requer que a doença e seus reflexos incapacitem o trabalhador de prestar serviços de maneira permanente.

Isto é, a bursite aposenta tão somente se a doença impedir, de maneira irreversível, a prestação de trabalho. Isso significa que não há possibilidade de cura e de retorno da capacidade laboral.

Leia mais: Como aliviar a dor da bursite e ter mais qualidade de vida

Como funciona a solicitação da aposentadoria do INSS?

Quem já tem 12 contribuições para o INSS e pretende buscar a aposentadoria por invalidez em decorrência da bursite precisa requerer o benefício à Previdência Social.

Para isso, deverá iniciar um procedimento de solicitação. Isso ocorre pelo portal Meu INSS. Após solicitar o benefício, é indispensável a realização de uma perícia médica. Dessa maneira, é ela que determina se a incapacidade é permanente e total.

Bursite aposenta apenas depois de receber auxílio-doença?

Não. Quem tem bursite pode, sim, buscar o auxílio-doença com o INSS. Diferentemente da aposentadoria por invalidez, este benefício não requer que a incapacidade seja permanente ou irreversível.

Basta, então, que a doença cause um tipo de incapacidade para o trabalho, que pode ser temporária e permitir reversão. Assim, o pagamento do auxílio ocorre enquanto necessário para a recuperação do trabalhador.

Todavia, saiba que não é necessário requerer o auxílio-doença antes da aposentadoria por invalidez. Ou seja, a bursite aposenta independentemente do recebimento anterior de algum benefício do INSS, desde que haja o preenchimento dos requisitos para aposentar.

Leia mais: Glaucoma aposenta pelo INSS? Saiba possíveis benefícios

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação