Palmito é remoso? Entenda de que forma ele pode afetar seu organismo

De antemão, o palmito é um ingrediente que divide bastante as opiniões. Seja na salada, em tortas ou salgadinhos, ele pode agradar algumas pessoas e incomodar outras. Contudo, o que realmente importa ao consumir o palmito não é o seu sabor, e sim as propriedades que ele nos oferece. Sendo assim, o SaúdeLab vai te dizer se é verdade que o palmito é remoso, e quais são os efeitos dele na nossa saúde.

A princípio, todos nós sabemos o quão importante os alimentos naturais são para a nossa saúde, especificamente as frutas e vegetais. Eles são as maiores fontes de nutrientes que podemos consumir, e nos proporcionam inúmeros benefícios. Entretanto, isso não significa que eles sejam completamente inofensivos. Alguns alimentos naturais podem sim ser prejudiciais para a nossa saúde, sendo bom questionar se o palmito é um exemplo ou não.

Principais características do palmito

Caso você não saiba, o palmito é um ingrediente obtido de espécies específicas de palmeira. Ele possui uma textura bem macia e uma coloração branca, fatores que contribuem para que ele seja um ingrediente versátil. Mas conforme fora dito, o que realmente importa são as propriedades dele, e o palmito felizmente não decepciona nesse aspecto.

No caso, o palmito é uma fonte de minerais, como o zinco e potássio, e de vitaminas C, A e do complexo B. Ademais, ele também possui uma quantidade significativa de fibras. Graças a esses nutrientes, o palmito ajuda na regulação do sono e da pressão arterial, no emagrecimento, e no desenvolvimento de músculos.

Leia mais: Conheça 20 alimentos saudáveis com (quase) zero caloria que saciam e ajudam na dieta

Mas o palmito é remoso de fato?

De maneira geral, os alimentos remosos são conhecidos por prejudicar os processos de cicatrização no nosso organismo. Eles costumam exercer esse efeito por conterem elementos inflamatórios em sua composição, como sal, gorduras, óleos refinados e açúcar. Por isso os alimentos remosos são altamente contraindicados para quem está sob pós-operatório, e para quem fez um piercing ou tatuagem recentemente.

Sob esse ponto de vista, talvez o que leva algumas pessoas a pensarem que o palmito é remoso é o fato de que ele é comumente comercializado em conservas. Realmente existem alguns alimentos desse tipo que podem ser remosos, visto que muitas vezes a conserva contém uma grande quantidade de sal e outros aditivos inflamatórios. Mas felizmente, no caso do palmito, isso não costuma ser um problema. No entanto, caso tenha a possibilidade de comprar o palmito in natura, é muito melhor, pois, neste caso, não é remoso.

Palmito em conserva precisa ser comprado com cuidado

Por mais que não seja possível afirmar que o palmito em conserva é remoso, ele ainda assim precisa de atenção quando comprado em conserva. Antes de comprá-lo, observe bem a embalagem dele. Se a tampa estiver estufada, significa que o palmito pode estar contaminado por botulismo, que é uma doença muito grave. Na realidade, essa dica vale qualquer tipo de enlatado e comida em conserva, então comece a redobrar seus cuidados quanto a isso.

Leia mais: A sardinha é remosa? Entenda quais problemas ela pode causar para a saúde

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915