Abacaxi faz mal para o fígado? Entenda os cuidados necessários no consumo

A princípio, o fígado é um dos órgãos mais vitais do nosso organismo. O problema é que a saúde e funcionamento dele são facilmente afetados pela nossa alimentação. Portanto, é preciso tomar cuidado com o consumo de certos alimentos que possam vir a ser prejudiciais para o fígado. Dito isso, venha com o SaúdeLab e descubra se é verdade que o abacaxi faz mal para o fígado.

Por causa de suas propriedades únicas, o abacaxi acaba sendo uma fruta rodeada de dizeres populares. A partir disso, muita desinformação é propagada, deixando algumas pessoas com receio de consumir o abacaxi. Logo, entender se o abacaxi faz mal para o fígado é uma questão de segurança, necessária para ter certeza de que a a fruta pode ser consumida sem preocupações.

Que tipo de alimento é ruim para o fígado?

De maneira geral, todo tipo de alimento que possui efeito inflamatório no organismo pode ser prejudicial para o fígado, especialmente se consumidos em excesso. Esse costuma ser o caso dos alimentos remosos, classificação que engloba comida ricas em gorduras, açúcar, óleos refinados ou sal. Dito isso, confira a seguir alguns dos principais alimentos que são danosos para o fígado:

  • Carnes embutidas
  • Fast-foods
  • Frituras em óleo
  • Doces, especialmente os industriais
  • Cortes gordurosos de carne vermelha
  • Temperos industrializados

Antes de dizer se o abacaxi faz mal para o fígado, é preciso dar destaque as bebidas alcoólicas. Elas são extremamente inflamatórias para o órgão, que sofre muito para poder processar o álcool presente nelas. Não é a toa que o excesso de bebidas alcóolicas está ligado à inúmeras doenças hepáticas, como a cirrose.

Leia mais: Banana faz mal para o fígado? A resposta vai te surpreender

O abacaxi faz mal para o fígado?

Conforme fora dito, comidas ricas em gorduras, óleos refinados, sal ou açúcar podem ser inflamatórias para nosso organismo. Esse não costuma ser o caso das frutas, mas dependendo de qual for, a quantidade de frutose pode ser elevada, que é um tipo de açúcar. Felizmente, o abacaxi não apresenta nenhum tipo de problema nesse aspecto e, portanto, não há como dizer que o abacaxi faz mal para o fígado.

Inclusive, acredita-se que o abacaxi pode ter um efeito bastante benéfica para o fígado, por causa da bromelina presente nele. Essa substância na verdade é uma enzima responsável por facilitar a digestão, especialmente de carnes. Ou seja, na prática, o abacaxi reduz a quantidade de toxinas e gorduras que se acumulam no fígado.

Problemas que o abacaxi pode causar para a saúde

Realmente não é possível afirmar que o abacaxi faz mal para o fígado, e na realidade ele é uma fruta muito benéfica para o nosso organismo. Mas ele pode sim causar alguns prejuízos, e por incrível que pareça a bromelina é uma das responsáveis. No caso, ela é capaz de afetar o funcionamento de certos medicamentos, especificamente antibióticos e anticoagulantes, e causar palpitações em quem sofre de hipertensão.

Leia mais: Abacaxi é remoso ou não? Descubra como ele afeta sua saúde

 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915