Quem tem úlcera pode comer feijão? Conheça melhor as restrições

Por ser um problema muito comum, é importante saber o que pode agravar as úlceras

Você já teve úlcera algumas vez na vida? Se não, então você ao menos deve conhecer alguém que teve. As úlceras são uma condição de saúde bastante comum. O problema é que mesmo assim, não é todo mundo que sabe da influência que a nossa alimentação pode ter na úlcera. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se quem tem úlcera pode comer feijão com segurança, ou não.

À primeira vista, a úlcera é um problema que muitos costumam não levar à sério. Mas na realidade, ela pode ser algo muito debilitante e doloroso, além de ter o potencial de progredir para problemas mais graves. Logo, saber como lidar com as úlceras é algo indispensável para a saúde e bem-estar de quem sofre com ela. E para isso, é necessário pensar em como a alimentação pode nos ajudar.

O que de fato as úlceras são?

De maneira geral, as úlceras são como uma espécie de ferida ou lesão. Por incrível que pareça, elas podem ocorrer em muitas partes do corpo, mas geralmente o termo é designado para as úlceras gástricas, também chamadas de úlceras pépticas. Nelas, os grandes causadores das úlceras acabam sendo os próprios ácidos presentes no nosso estômago, responsáveis pela digestão dos alimentos.

A acidez do estômago é tão grande que consegue dissolver o que consumimos, facilitando a absorção de nutrientes. Porém ela também tem o potencial de ser danosa para a própria mucosa do estômago, e nesses casos os ácidos levam à formação das úlceras. Existem medicamentos e microrganismos que favorecem o desenvolvimento de úlceras, mas elas também podem ser causadas por estresse e fatores genéticos. Quanto aos sintomas, os principais são:

  • Dores intermitentes
  • Sensação de queimação
  • Dores intensas quando com fome
  • Vômitos
  • Dores durante a noite

Leia mais: Abacate faz mal para gastrite? Descubra se pode ou não incluir na dieta

Mas quem tem úlcera pode comer feijão?

De antemão, o feijão é um alimento bastante polêmico em relação aos seus efeitos no estômago. Em alguns casos ele pode ser prejudicial, e em outros ele é benéfico. Por isso é tão importante questionar se quem tem úlcera pode comer feijão de fato. No geral, estudos mostram que ele é bastante seguro para quem está com úlcera. Mas existem alguns detalhes importantes a serem observados.

Uma das vantagens do feijão é que ele contém uma boa quantidade de fibras, que podem melhorar o processo digestivo como um todo. Ademais, ele ainda é um alimento rico em vitaminas e minerais. Contudo, alguns estudos dizem que as fibras do feijão podem ser prejudiciais em alguns casos de úlceras. Portanto, quem tem úlcera pode comer feijão, mas por questão de segurança, o ideal é que o consumo seja apenas do caldo.

Como deve ser a alimentação para úlceras?

Agora que você entendeu melhor a questão de se quem tem úlcera pode comer feijão, vale a pena conferir como outros alimentos podem afetar ela. Geralmente, todo alimento que for difícil de ser digerido pode ser um problema, já que eles estimulam os ácidos estomacais. Sendo assim, alimentos industrializados, gordurosos, processados ou muito condimentados costumam ser um problema.

Por outro lado, alimentos mais leves e fáceis de serem digeridos são considerados aliados. Esse costuma ser o caso dos alimentos naturais, especialmente frutas e vegetais. Dito isso, confira a seguir alguns exemplos de alimentos que são considerados bons para úlceras:

  • Abobrinha
  • Massas
  • Pera
  • Carnes brancas
  • Cenoura
  • Iogurte natural
  • Arroz
  • Batata-doce
  • Maçã
  • Acelga

Leia mais: Batata doce dá gases mesmo? Saiba como amenizar os sintomas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação