Quem tem diverticulite pode comer mamão? Saiba como a fruta pode interferir no quadro

Por ser uma doença pouco difundida, e nem tão comum, muitas pessoas não sabem bem o que é a diverticulite. Consequentemente, as causas, sintomas e características dela são bem desconhecidas. Isso pode ser problemático para as pessoas que eventualmente desenvolverem a diverticulite. Sendo assim, para que você tenha uma maior noção, o SaúdeLab vai ensinar se quem tem diverticulite pode comer mamão, e o que é preciso evitar.

Geralmente, quando se fala de condições de saúde que podem ser causadas ou agravadas pela nossa alimentação, costumamos pensar na diabetes, hipertensão, obesidade e similares. Mas a verdade é que muitas doenças sofrem influência dos alimentos que consumimos. Afinal, os nutrientes presentes neles influenciam a saúde do organismo das mais variadas formas.

Entendendo o que é a diverticulite

Primeiramente, a diverticulite é basicamente uma doença inflamatória que afeta o nosso intestino. Ela recebe esse nome pois as inflamações afetam os divertículos do intestino em específico. Os divertículos por sua vez são estruturas que se desenvolvem no órgão com o passar do tempo. Eles podem ser definidos como pequenas saliências ou bolsas que surgem com o envelhecimento, ou através do sedentarismo, tabagismo e outros fatores.

Por estarem no intestino, os divertículos são expostos a todo tipo de conteúdo, inclusive fezes. Com essa exposição, os divertículos podem sofrer com inflamações e infecções. Quanto aos sintomas, a diverticulite causa bastante dor e desconforto abdominal, mas pode haver febre e náuseas. Como ela é um problema intestinal, nossa alimentação afeta diretamente a diverticulite. Por isso é importante entender se quem tem diverticulite pode comer mamão.

Leia mais: Quem tem diverticulite pode comer queijo? Entenda as restrições

Quem tem diverticulite pode comer mamão?

A princípio, o grande motivo por trás desse questionamento é que o mamão é um alimento riquíssimo em fibras. Esse tipo de nutriente é muito conhecido pelos efeitos que ele possui no intestino. Logo, como a diverticulite afeta o mesmo órgão, faz sentido questionar quem tem diverticulite pode comer mamão. Inclusive por muito tempo foi dito que a mamão de fato pode ser prejudicial.

Felizmente, hoje sabemos que esse não é o caso. Na realidade, um alimento rico em fibras pode ser bastante benéfico para que sofre de diverticulite. O que contribui para isso é a capacidade das fibras de melhorarem o funcionamento intestinal, e de manter o órgão protegido. Dito isso, fica claro que quem tem diverticulite pode comer mamão sim, desde que esse consumo moderado e orientado por um médico.

Outras fontes de fibras boas para a diverticulite

Por fim, como as fibras são aliadas da diverticulite, vale a pena conhecer outros alimentos que sejam ricos nesse nutriente tão importante. Afinal, a alimentação não pode depender apenas do mamão nesse aspecto. Sendo assim, confira a seguir alguns exemplos de fontes de fibras:

  • Alimentos integrais
  • Grãos
  • Frutas, com casca quando possível
  • Sementes
  • Vegetais, crus quando possível

Vale salientar novamente que a orientação de um médico na dieta para diverticulite é indispensável. Essas mesmas fibras que podem beneficiar e prevenir a doença podem ser prejudiciais durante uma crise, por exemplo. Portanto tome esse cuidado antes de acrescentar esses alimentos no seu dia a dia.

Leia mais: Quem tem diverticulite pode comer banana? Fique por dentro dos detalhes

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915