Book Appointment Now
Soja faz mal para o homem? Entenda se é mito ou verdade
Você já ouviu falar que a soja é prejudicial para a saúde dos homens? Essa é uma dúvida extremamente comum, e que deixa muitos homens receosos quanto ao consumo dela. Entretanto, é importante compreender melhor as propriedades da soja antes de excluir ela da dieta por esse motivo. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se é verdade que a soja faz mal para o homem, ou se isso é apenas um mito.
Atualmente, a soja está entre as mercadorias mais comercializadas do mundo. A demanda por ela não se dá apenas pelo consumo humano, mas é inegável que a soja está presente em incontáveis produtos, sejam eles alimentícios ou não. Com isso, fica claro o quão necessário é entendermos como ela pode afetar a nossa saúde, e se a soja faz mal para os homens mesmo, ou não.
Por que dizem que a soja faz mal para o homem?
A princípio, essa questão surgiu por causa da capacidade da soja de produzir isoflavona no nosso organismo. Esse composto é um tipo de fitoestrogênio, que é basicamente uma substância cuja estrutura química é muito parecida com a do estrogênio. E o estrogênio por sua vez é um dos hormônios mais importantes do corpo da mulher. Logo, é dito que o consumo de soja faz mal para o homem pois ele estaria alterando seus níveis hormonais.
Felizmente, não é bem isso o que acontece. Para que o estrogênio exerça a sua função, ele necessita de receptores específicos. No homem, esse hormônio poderia levar ao desenvolvimento de características femininas. Mas como a soja leva à produção de isoflavona, e não do estrogênio, os efeitos são completamente diferentes. Inclusive acredita-se que a isoflavona possa até beneficiar o homem na prevenção contra o câncer de próstata. Portanto, é um mito dizer que soja faz mal para o homem.
Leia mais: Leite de soja faz mal para a saúde? Conheça melhor as suas propriedades
A soja pode sim ter alguns malefícios para a saúde
Infelizmente, por mais que não possamos afirmar que a soja faz mal para o homem, ela de fato pode ser prejudicial em alguns casos. Ainda em relação à questões hormonais, o consumo de soja representa um problema para garotos na puberdade e pré-puberdade. Durante essa fase da vida, os hormônios cumprem papéis imprescindíveis no desenvolvimento da criança, e a isoflavona pode interferir atrasando o processo.
Outro problema hormonal que a soja pode favorecer é o hipotireoidismo. O vegetal inibe a transformações de alguns hormônios da tireoide, especificamente o T3 e T4. Ademais, a soja ainda contém um composto chamado ácido fítico. Ele é responsável por prejudicar a absorção de alguns minerais importante para o organismo, como o zinco, ferro, cálcio, cromo e magnésio.
E quais são os principais benefícios da soja?
Apesar de todos esses defeitos, o consumo moderado da soja pode ser benéfico para nós. Sob esse ponto de vista, confira a seguir algumas das vantagens de incluir a soja nas refeições:
- Melhora os sintomas da TPM e menopausa: apesar da isoflavona ser polêmica para homens, ela é muito benéfica para as mulheres. O consumo regular da soja combate os sintomas pela menopausa e TPM, como a irritabilidade e as ondas de calor.
- Ajuda no emagrecimento: a riqueza de fibras e baixa quantidade de carboidratos da soja fazem dela um alimento ideal para quem deseja perder peso.
- Mantém o coração protegido: a isoflavona também desempenha um papel antioxidante no organismo, que em junção com as saponinas e fibras da soja, ajuda na redução colesterol e triglicerídeos.
Leia mais: Remédio Caseiro para ferida no canto da boca: 10 receitas para amenizar os sintomas