Book Appointment Now
Achocolatado é remoso? Entenda como ele age quando sua saúde está frágil
Atualmente, quase todo pai ou mãe compra achocolatados para o filho, seja para levar de lanche na escola ou para tomar com leite no café da manhã. Eles são saborosos, práticos e acessíveis, qualidades que fazem dos achocolatados muito atrativos. Mas será que eles também são bons do ponto de vista nutricional? Venha com o SaúdeLab, confira se o achocolatado é remoso, e fique por dentro das principais características dele.
Os achocolatados (tipo Nescau e Toddy) já estão no mercado à um bom tempo, mas a forma na qual conhecemos eles hoje é um pouco mais recente. Eles são um dos muitos produtos que surgiram e se popularizar com os avanços da indústria alimentícia. A questão é que grande parte dos alimentos industrializados são problemáticos para a nossa saúde. Resta então saber se o achocolatado faz parte disso ou não.
Características gerais dos achocolatados
Primeiramente, é importante entendermos que os achocolatados são completamente diferentes de um chocolate em pó, que por sua vez também é diferente de um cacau em pó. No caso, o cacau em pó é um produto gerado a partir da torra e trituração dos grãos de cacau. Já o chocolate em pó, apesar de ter esse mesmo processo, é adicionado de açúcar, o que piora um pouco sua composição nutricional.
Agora, nesse aspecto, o achocolatado acaba sendo o pior dos três. Assim como o chocolate em pó, ele também é acrescido de açúcar. Porém a indústria ainda adiciona gorduras nele, fazendo com que a proporção de cacau, que é um ingrediente verdadeiramente benéfico desses produtos, seja reduzida. Em suma, os achocolatados são extremamente calóricos e pobres do ponto de vista nutricional.
Leia mais: Refrigerante é remoso? Entenda os efeitos das bebida na cicatrização
Então o achocolatado é remoso mesmo?
Infelizmente sim, achocolatado é remoso. Mas o que é um alimento remoso? Basicamente, essa classificação de alimentos engloba comidas que possuem efeito inflamatório no nosso organismo, o que pode levar à doenças inflamatórias e problemas de cicatrização.. Esse efeito logicamente se dá pela presença de compostos inflamatórios, como gorduras, açúcar, sal e óleos refinados.
Conforme fora dito anteriormente, os achocolatados tem poucos nutrientes proveitosos, já que a quantidade de cacau é baixa, e contém muitas gorduras e açúcar. Ou seja, ele é um alimento que contém dois dos principais compostos considerados inflamatórios. Então sem dúvidas o achocolatado é remoso, e seu consumo precisa ser evitado por todos nós sempre que possível.
Os principais perigos do consumo do achocolatado no dia a dia
O consumo de alimentos remosos de fato está relacionados com doenças inflamatórias e prejuízos na cicatrização da pele. Entretanto, no caso dos achocolatados, por serem grandes fontes de açúcar e gorduras, eles podem ser responsáveis por problemas como a diabetes e sobrepeso. Isso é extremamente preocupante quando lembramos que os achocolatados são muito presentes na alimentação de crianças. Portanto se você é pai ou mãe e tem o costume de comprar esse produto para os seus filhos, procure cortar esse gasto e substituir os achocolatados.
Leia mais: Chocolate é remoso? Entenda seu efeitos no corpo e faça escolhas inteligentes