Enxaqueca com aura é perigoso? Entenda mais sobre essa condição

Você já ouviu falar da enxaqueca com aura? Ela é uma condição de saúde bem menos frequente que a enxaqueca comum, mas que é bastante preocupante. Isso porque os sintomas dela podem ser bastante graves, dependendo de como eles se manifestam. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, saiba se a enxaqueca com aura é perigoso, e entenda mais sobre essa condição.

Quem sofre de enxaqueca sabe o quão debilitantes elas podem ser para a rotina. E o grande problema é que em algumas pessoas ela é bastante recorrente. Nesses casos, é bom tentar reconhecer a causa e buscar o devido tratamento para a condição. Como a enxaqueca com aura é ainda mais grave, esses cuidados são imprescindíveis para combater o problema o mais rápido possível.

Causas e sintomas da enxaqueca com aura

Atualmente, não existe uma certeza absoluta sobre o que realmente causa a enxaqueca com aura. Porém acredita-se que o problema é favorecido quando os vasos sanguíneos do nosso cérebro sofrem algum estreitamento. O risco desse fenômeno é ainda maior se a pessoa faz uso de anticoncepcionais, não se alimenta adequadamente, ou não possui uma boa qualidade de sono.

Assim como qualquer enxaqueca, a enxaqueca com aura também causa dores de cabeça. Mas o que faz ela ser tão assustadora são os seus outros sintomas, que afetam desde os nossos membros até a nossa visão. Dito isso, confira a seguir alguns dos principais deles:

  • Tontura
  • Náuseas
  • Desequilíbrio
  • Transpiração em excesso
  • Formigamento na cabeça e membros
  • Flashes, imagens e manchas na visão
  • Dificuldades na fala e movimentos oculares
  • Perda da visão parcial ou total, e temporária

Leia mais: Conheça 10 alimentos que pioram enxaqueca: evite-os a qualquer custo!

A enxaqueca com aura é perigoso?

Por mais que ela tenha sintomas assustadores, a enxaqueca com aura costuma melhorar com o tempo, ou quando recebe o tratamento apropriado. Ou seja, não há como afirmar que a enxaqueca com aura é perigoso por si só. Por outro lado, o grande problema dessa condição é que ela pode aumentar o risco do desenvolvimento de outras doenças ainda mais graves.

Sob esse ponto de vista, uma das condições que a enxaqueca com aura favorece é o AVC, sigla para acidente vascular cerebral. Em alguns casos, os AVCs levam a danos permanentes ou até mesmo à morte. Há também um maior risco de problemas psicológicos, como transtorno de bipolaridade e depressão. Sendo assim, nesse aspecto, a enxaqueca com aura é perigoso de fato.

Como fazer para tratar essa condição?

Conhecendo os sintomas e riscos da enxaqueca com aura, fica claro que, se você suspeita estar com essa condição, você deve buscar o atendimento médico imediatamente, ainda mais se ela for recorrente. Somente um médico profissional poderá identificar a verdadeira causa do problema, e orientar o tratamento necessário.

No caso, o tratamento para a enxaqueca com aura não é exatamente uma cura, e sim uma forma de amenizar os sintomas até que a doença de fato passe. Com isso, geralmente são empregados medicamento antieméticos, anti-inflamatórios e opióides. Estes por sua vez são associados com o repouso, boa alimentação e outros hábitos saudáveis que possam promover a melhoria da condição.

Leia mais: Treinar gripado baixa a imunidade? Entenda se é mito ou verdade

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915
plugins premium WordPress