Book Appointment Now
Açafrão tira o sono? Entenda se ele pode prejudicar na hora de dormir
A qualidade do sono é um dos fatores mais importantes para que possamos garantir a nossa saúde. E o que poucas pessoas levam em consideração é que ela está diretamente relacionada com a alimentação, havendo comidas que melhoram e atrapalham o sono. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se o açafrão tira o sono, e quais alimentos podem ajudar no nosso descanso.
De antemão, o açafrão é um tempero extremamente nobre, e bastante caro. Felizmente ele também é rico em diversas propriedades, que costumam beneficiar muito a nossa saúde. Entretanto, se você tem sofrido com problemas na hora de dormir e está pensando em usar o açafrão, é melhor conhecer essas propriedades antes de experimentá-lo. Dessa forma, é possível ter certeza de como será o impacto dele.
O açafrão tira o sono, ou isso é apenas mito?
Basicamente, existem dois principais compostos no açafrão responsáveis pelos efeitos dele no sono. Estes são o safranal e a crocina, conhecidos pelos seus efeitos em alguns dos nossos neurotransmissores, especificamente a noradrenalina e dopamina. E por incrível que pareça, é justamente por causa desses compostos que não há como afirmar que o açafrão tira o sono. Muito pelo contrário, ele é considerado um aliado nesse aspecto.
No caso, os efeitos do da crocina e safranal sob os neurotransmissores são geralmente associados à melhora de quadros psicológicos, como a ansiedade e depressão. Isso porque os neurotransmissores afetados são responsáveis por regular o nosso humor. Ou seja, não podemos afirmar que o açafrão tira o sono pois o combate de problemas psicológicos e melhoria do humor são vantajosos para a qualidade do sono.
Leia mais: Para que serve açafrão com mel? Saiba tudo sobre essa combinação poderosa
O açafrão da terra também pode ser vantajoso para o sono
Conforme fora dito, o açafrão é um tempero caro, de foram a ser inacessível para a maioria das pessoas. Felizmente, se você estiver procurando por uma alternativa mais barata, é possível usar outro tipo de açafrão, conhecido como açafrão da terra ou cúrcuma. Acredita-se que o consumo de chá de cúrcuma a médio prazo possa melhorar o sono consideravelmente. Logo é uma alternativa mais barata, mas que não deixa de ser eficiente.
Outros efeitos do açafrão para o organismo
- Reduz o colesterol: graças a sua ação antioxidante, o açafrão é um grande aliado da saúde cardiovascular. Através dela, é possível diminuir bastante os níveis de colesterol do organismo.
- Previne doenças neurodegenerativas: essas mesmas propriedades antioxidantes ainda são responsáveis por reforçar as proteções dos nossos neurônios, especialmente contra os danos causados pelos radicais livres, que estão por trás de problemas de saúde como o Parkinson e Alzheimer.
- Controla a diabetes: em associação com os antioxidantes, os anti-inflamatórios do açafrão promovem a saúde e funcionamento do pâncreas. E o pâncreas por sua vez é um órgão indispensável para a secreção de insulina, um hormônio que promove o controle da glicemia do sangue.
- É afrodisíaco: por incrível que pareça, a melhoria no humor promovida pelo açafrão pode ser útil para quem está enfrentando problemas na vida sexual. O bem-estar que ele oferece acaba aumentando o desejo sexual, e acredita-se que o tempero possa até mesmo ajudar na disfunção erétil e lubrificação.
Leia mais: Alho é bom para pressão alta? Descubra agora se ele interfere na situação