O que faz mal: o miojo ou o tempero? Entenda de uma vez por todas

O que faz mal, o miojo ou o tempero? – Sem dúvidas, as vezes é bem difícil resistir em comer o miojo, não só pelo sabor mas também por sua praticidade. E o grande problema disso é o fato dele ser um alimento extremamente danosos para a saúde.

Porém muitos ficam na dúvida de qual o verdadeiro vilão, se é a massa ou o seu tempero pronto. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e entenda de uma vez por todas o que faz mal, o miojo ou o tempero.

Atualmente, temos cada vez mais contato com alimentos industrializado. E o miojo por sua vez é de longe um dos mais consumidos, além de estar presente no mercado a bastante tempo.  O problema é que ele é altamente artificial e basicamente nada nutritivo.

Portanto resta saber se isso é uma característica de todo o produto, ou se ela se concentra apenas no tempero ou na massa.

O que faz mal: o miojo ou o tempero?

Primeiramente, para respondermos a essa questão, precisamos entender quais os problema desses dois ingredientes do miojo. No caso, a massa do miojo é bem similar à outras massas, tendo a farinha branca como base, e por conta disso ela é fonte de muitos carboidratos.

E os carboidratos por sua vez, quando em excesso, levam ao ganho de peso, e podem causar ou prejudicar a diabetes.

Entretanto, se a intenção é realmente responder o que faz mal, o miojo ou o tempero, sem dúvidas o tempero está na frente em questão de malefícios. isso porque ele apresenta uma quantidade enorme de sódio, mineral que é nocivo quando em excesso.

Ademais, ele é composto majoritariamente por conservantes, corantes e outros aditivos químicos extremamente tóxicos.

Portanto, o tempero do miojo é a pior parte do alimentos. Mas, se você pensa em tirá-lo e consumir apenas a massa, saiba que ainda assim é ruim. Desta forma, o ideal é que o alimento não seja consumido de nenhuma forma, principalmente de maneira constante.

Quais são os principais malefícios do miojo?

Tão importante quanto saber o que faz mal entre o miojo ou o tempero, é aprender como eles fazem mal. A massa você já sabe que é nociva para a diabetes e provoca o ganho de peso.

Contudo a riqueza de químicos do tempero oferece uma lista bem extensa de riscos, e boa parte deles são extremamente preocupantes. Dito isso, confira a seguir os principais malefícios do tempero pronto do miojo:

  • Aumento da acidez do suco gástrico no estômago
  • Desenvolvimento de problema de saúde renal
  • Elevação da pressão arterial nos vasos
  • Aumento do risco de refluxo e gastrite
  • Desenvolvimento de síndrome metabólica
  • Alteração e elevação dos níveis de colesterol

Alimentos industrializados no geral devem ser evitados sempre que possível

Obviamente que comer um miojo uma vez ou outra não vai destruir a saúde do nossa corpo. Mas entendendo melhor a questão de o que faz mal, o miojo ou o tempero, fica claro que o consumo desse alimento realmente é perigoso.

E como os alimentos industrializados no geral compartilham de características bastante parecidas, eles acabam sendo um grupo de comidas que precisamos ter muita moderação no consumo do dia a dia para não corrermos riscos.

Miojo saudável: receita caseira pronta em menos de 5 minutos

Agora, para auxiliar você a abandonar de vez o consumo de macarrão instantâneo, você pode preparar uma versão muito mais nutritiva em casa. Tudo o que você vai precisar é o seguinte:

  • 200 gramas de macarrão spaghetti finamente selecionado
  • Uma seleção de seus temperos caseiros secos favoritos (cebolinha, alho, cebola, salsinha, chimichurri)
  • 1 litro de água fresca
  • 1 colher de sopa de manteiga de alta qualidade

Primeiramente, leve a água para ferver. Em seguida, adicione o macarrão. Uma vez feito isso, incorpore os temperos secos para que cozinhem junto com o macarrão. Quando a água estiver prestes a se evaporar completamente, adicione uma colher de manteiga e mexa cuidadosamente até obter a consistência desejada. Está pronto!

Leia mais: 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915