Book Appointment Now
Damiana é testosterona? Descubra os poderes dessa planta medicinal
Damiana é testosterona? – Você já ouviu falar da damiana? Ela é uma planta medicinal com propriedades bastante únicas. E algumas pessoas acreditam que, justamente através dessas propriedades, a planta consegue elevar diretamente os níveis de testosterona do nosso organismo.
Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se a damiana é testosterona, quais os principais efeitos dela, e como usá-la corretamente.
À primeira vista, as ervas e plantas medicinais podem servir como solução alternativa para diversos tipos de problemas e condições de saúde. Isso porque elas são produtos riquíssimos em nutrientes e compostos químicos importantes para o organismo.
E de fato, dependendo de qual for a planta, ela pode afetar os níveis dos nosso hormônios. Resta saber se esse é ou não o caso da damiana.
A damiana é testosterona mesmo ou não?
De antemão, mesmo desempenhando papéis importantes no organismo da mulher, a testosterona é um hormônio especialmente indispensável para a saúde dos homens. É a testosterona que regula atividades como a maturação e desenvolvimento sexual, crescimento de pelos corporais e similares.
Sendo assim, na teoria, se a damiana é testosterona de fato, ela poderia ser considerada uma grande aliada da saúde masculina.
Entretanto, na prática, não há uma relação entre a damiana e um controle dos níveis de testosterona. O que fez esse efeito ser atribuído à planta é o fato de que ela de fato promove a saúde sexual dos homens, ao estimular o libido e combater a disfunção erétil.
E apesar desses problemas estarem relacionados ao hormônio, não podemos afirmar que a damiana é testosterona só porque ela ajuda a combatê-los.
Quais plantas realmente são capazes de estimular os níveis de testosterona?
Conforme fora dito, algumas plantas medicinais de fato apresentam propriedades que impactam os níveis dos hormônios do corpo, incluindo a testosterona.
Logo, já que não há como dizer que a damiana é testosterona, vale a pena conhecer algumas das plantas que realmente exercem esse tipo de efeito. No caso, os principais exemplos disso são a baunilha, tribulus terrestris e feno grego.
Quais são as verdadeiras propriedades da damiana?
- Combate infecções: por incrível que pareça, a damiana tem fortes propriedades antibacterianas. Ou seja, ela é capaz de combater alguns tipos de infecções bacterianas, especialmente as do trato urinário.
- Promove a saúde respiratória: outro efeito bem significativo da damiana é a sua ação expectorante. Ao consumir essa planta através de chás no dia a dia, é possível amenizar tosses e combater a bronquite.
- Ameniza as cólicas menstruais: mesmo não tendo efeito direto nos hormônios masculinos, a damiana ajuda a regular os hormônios femininos. Com isso, além da planta promover a saúde sexual das mulheres como um todo, ela é muito proveitosa para mulheres que sofrem com fortes cólicas menstruais.
- Melhora a digestão de alimentos: por fim, os processos digestivos dos alimentos podem ser muito favorecidos pela damiana. Isso inclui até mesmo o funcionamento intestinal, de forma que o consumo dessa planta melhora o trânsito e a evacuação do órgão.
Leia mais:
- Ginkgo biloba aumenta a testosterona: mito ou verdade? Saiba tudo sobre o assunto
- Tribulus terrestris aumenta a testosterona? Descubra agora como ele realmente age
- Marapuama aumenta testosterona? Descubra agora seus verdadeiros efeitos no organismo
- Creatina aumenta a testosterona? Conheça os seus principais efeitos