Chá de rosa silvestre: conheça os principais benefícios e cuidados

Chá de rosa silvestre – Você já ouviu falar da rosa silvestre? Se não, você está longe de ser o único. Ela é uma planta com propriedades medicinais com a qual nem todo mundo está familiarizado.

Por isso vale muito a pena conhecer os efeitos positivos que ela pode ter na nossa saúde. Venha com o SaúdeLab, e saiba mais sobre o chá de rosa silvestre, principais benefícios e cuidados, e o modo de preparo dele.

De antemão, poucas bebidas são tão antigas e consumidas quanto os chás. E tão tradicional quanto o seu consumo é o uso deles para fins medicinais. Isso porque as ervas empregadas nessas bebidas costumam ser riquíssimas em diferentes compostos.

E com a rosa silvestre não é diferente, visto que, se usada corretamente, ela é uma grande aliada na manutenção de nossa saúde.

Principais benefícios do chá de rosa silvestre

  • Promove a saúde cardiovascular: acredita-se que o consumo regular da rosa silvestre ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim do corpo. Esse efeito contribui bastante na manutenção da saúde cardiovascular.
  • É antioxidante: na composição nutricional da rosa silvestre, podemos encontrar uma grande quantidade de substâncias antioxidantes. Elas são responsáveis por combater os radicais livres do organismo, responsáveis por problemas como doenças neurodegenerativas e o envelhecimento precoce.
  • Melhora o sistema digestivo: não só o chá de rosa silvestre ajuda na digestão dos alimentos, como também promove o trânsito intestinal, o que favorece a evacuação e combate problemas como a constipação.
  • Aumenta a imunidade: por incrível que pareça, a rosa silvestre é fonte de vitamina C. Esse nutriente é extremamente proveitoso para o funcionamento do sistema imunológico e defesas do corpo.

Existe algum tipo de contraindicação para a rosa silvestre, ou ela é segura?

Apesar de ser carregada de múltiplas propriedades, não costumam haver problemas no consumo da rosa silvestre. Entretanto, essa segurança só é garantida se a planta for consumida com a devida moderação.

Em excesso, as propriedades dela de fato podem levar a alguns malefícios, de forma à causar sintomas como irritações no estômago e perturbações gástricas generalizadas.

Como fazer o chá em casa corretamente?

Enfim, obviamente não adianta conhecer o chá de rosa silvestre e os benefícios dele se você não souber como fazê-lo em casa. Contudo, felizmente o preparo dele é bastante simples.

Inclusive há como comprar ele já na forma de sachês, o que facilita bastante. Mas caso você não encontre, usar a planta in natura é igualmente eficiente. Sendo assim, veja a segui o passo a passo para fazer o chá de rosa silvestre:

  1. Primeiramente, em uma panela sob o fogo alto, acrescente uma xícara de água.
  2. Quando a água estiver fervendo, desligue o fogo e acrescente uma colher de chá da rosa silvestre seca.
  3. Feito isso, mantenha a panela tampada e aguarde cerca de 15 minutos para fazer a infusão.
  4. Por fim, passado o tempo, você já pode coar a água em uma xícara e se servir do chá de rosa silvestre.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação