Book Appointment Now
Frutas que ajudam na cicatrização: conheça essa grandes aliadas da pele
Você sabia que podemos contar com frutas que ajudam na cicatrização? A princípio, nem todo mundo sabe disso, mas a cicatrização da nossa pele está diretamente ligada com a nossa alimentação. Dependendo do que consumimos no dia a dia, ela pode ser favorecida, melhorando a recuperação de ferimentos e machucados.
Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e conheça frutas que ajudam na cicatrização e que são grandes aliadas da pele.
Sem dúvidas, as frutas estão entre as opções de comidas mais saudáveis que podemos incluir na dieta. Elas são extremamente ricas do ponto de vista nutricional, e oferecem inúmeros benefícios para o organismo. E dependendo de qual fruta estamos falando, esses benefícios se estendem para a pele. Entretanto, isso não se refere apenas à beleza dela, mas também para a sua saúde.
Quais frutas que ajudam na cicatrização?
De maneira geral, o que faz uma fruta ser benéfica para a cicatrização é a presença de compostos anti-inflamatórios ou antioxidantes. Aliás, esse é o caso de nutrientes como os compostos flavonoides e a vitamina C.
No caso, a vitamina C em específico ainda tem a vantagem de melhorara produção de colágeno. Dito isso, confira a seguir algumas das principais frutas que ajudam na cicatrização e que são fontes de nutrientes como esses:
- Framboesa
- Laranja
- Morango
- Maracujá
- Cranberry
- Limão
- Amora
- Abacaxi
- Mirtilo
- Acerola
E quais alimentos podem prejudicar a cicatrização?
De antemão, tão importante quanto conhecer as frutas que ajudam na cicatrização é ficar por dentro dos alimentos que podem prejudicar ela. Afinal, nem sempre o impacto da alimentação sob a recuperação dos ferimentos é positivo.
E se, conforme fora dito, as frutas com substâncias anti-inflamatórias são consideradas boas para a cicatrização, os alimentos considerados inflamatórios acabam sendo problemáticos.
Sob esse ponto de vista, não podemos deixar de falar sobre os alimentos remosos. Em suma, essa classificação engloba comidas que são tidas como inflamatórias graças à grande quantidade de compostos como gorduras, sal, açúcar ou óleos refinados, que exercem ação inflamatória quando em excesso.
Com isso, como exemplo de alimentos remosos capazes de prejudicar a cicatrização, podemos citar:
- Fast-foods
- Frituras
- Comidas congeladas
- Doces industrializados
- Carnes embutidas
- Salgadinhos
- Laticínios gordurosos
- Carnes vermelhas gordas
Existe alguma fruta que é ruim para a cicatrização?
Conhecendo as frutas que ajudam na cicatrização, talvez você fique curioso em saber quais são consideradas prejudiciais para a mesma. Na teoria, as frutas raramente são um problema nesse aspecto, justamente pois a riqueza nutricional delas é benéfica.
Entretanto, na prática, o consumo muito excessivo delas de fato pode se tornar um problema por causa da frutose, que é um tipo de açúcar.
Por fim, ainda em relação à esse tópico, não podemos deixar de salientar que as frutas por si só não garantem uma boa cicatrização. Além de ter moderação no consumo delas, é preciso que evitar os alimentos remosos no dia a dia, e manter uma dieta balanceada e equilibrada. Dessa forma, é possível promover uma cicatrização bem mais eficiente.
Por fim, leia mais: