Caju com ovo faz mal para a saúde, ou pode comer juntos? Entenda

Será que comer caju com ovo faz mal? A princípio, poucas frutas fazem boas combinações com o ovo. Isso porque eles são ingredientes totalmente diferentes do ponto de vista culinário.

O problema é que algumas pessoas acreditam que, pelas diferenças serem nutricionais também, o ovo pode ser prejudicial com algumas frutas. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e entenda se comer o caju com ovo faz mal para a saúde, ou se eles são seguros juntos.

Geralmente, o caju é uma fruta muito mais empregada para fazer sucos do que para o consumo in natura. O mesmo não pode ser dito de sua castanha, que serve tanto como um excelente petisco quanto como um ingrediente para diversas receitas.

E o melhor de tudo é que a polpa e a castanha do caju são ambos bastante nutritivos. Resta saber como essas características todas interagem se combinadas com as propriedades do ovo.

Comer caju com ovo faz mal mesmo?

De antemão, assim como outras frutas, o caju é uma grande fonte de antioxidantes. Já os ovos, por mais simples que eles pareçam, são ricos em diferentes minerais e vitaminas.

Todos esses nutrientes são indispensáveis para que possamos manter a saúde do nosso organismo. Felizmente, não há nada que sirva como prova de que o caju com ovo faz mal, e portanto eles podem ser consumidos juntos sem problemas.

Conforme fora dito, o ovo dificilmente combina com frutas, e o caju definitivamente não é uma exceção. Então mesmo que não possamos afirmar que o caju com ovo faz mal, pode ser complicado encontrar formas de consumi-los juntos.

Com isso, as melhores opções para se fazer essa mistura é com receitas de massas que levam ovo e castanha-de-caju, ou usando a polpa da fruta para fazer suco e incluir ele nos ovos do café da manhã, por exemplo.

Benefícios dessa combinação para a saúde

Tendo em mente que o caju com ovo não faz mal, vale a pena incluir eles na dieta para poder aproveitar os seus nutrientes. Isso também significa aproveitar diversos benefícios para a saúde.

Dentre os antioxidantes do caju, podemos encontrar carotenoides e vitamina C, enquanto nos ovos existem minerais como o zinco, fósforo e cálcio, e vitaminas E, A e do complexo B. A partir deles, conseguimos acessar efeitos como:

  • Combate e prevenção contra anemias
  • Manutenção da beleza e saúde da pele
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Promoção dos processos de emagrecimento
  • Prevenção de problemas do sistema cardiovascular

Dependendo do modo de consumo e preparo, o caju com ovo faz mal de fato

Por fim, não podemos deixar de mencionar que tanto o ovo quanto o caju são prejudiciais se não forem consumidos corretamente. Isso porque o ovo que for mal cozido pode nos contaminar com a bactéria da salmonela.

Já o caju, se não estiver maduro o suficiente, é tóxico para o organismo. O mesmo pode ser dito de suas castanhas, que são nocivas quando em grandes quantidads.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915