Tomar chá de hibisco todos os dias faz mal? Evite os erros críticos à saúde

Será que tomar chá de hibisco todos os dias faz mal? Aliás, quem está acostumado a tomar chás sempre tenta incluir eles na rotina do dia a dia. E sem dúvidas tem sempre um chá que acaba sendo o favorito.

Contudo, a partir do momento que abusamos no consumo de um único chá, ele pode vira a se tornar um problema. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se o tomar chá de hibisco todos os dias faz mal, e qual a quantidade correta.

A princípio, poucos chás são tão consumidos quanto o de hibisco. Essa planta é bastante acessível, e ainda oferece diversas propriedades interessantes, sem falar que o chá feito dela é muito saboroso.

Mas quando se trata de ervas e plantas medicinais, é sempre importante ter cuidado no seu consumo. Afinal,  ser rico em propriedades é algo benéfico apenas se soubermos como aproveitar corretamente,

Tomar chá de hibisco todos os dias faz mal?

De maneira geral, na composição do hibisco, podemos achar desde algumas vitaminas até ácidos orgânicos e compostos flavonoides. Em conjunto, seus nutrientes oferecem efeitos muito benéficos, e são inteiramente seguros por si só.

Entretanto, quando em excesso, eles acabam se tornando um problema. Por isso surge o receio de que tomar chá de hibisco todos os dias faz mal para a saúde.

No caso, acredita-se que a partir de certa dosagem, o chá de hibisco apresenta uma certa toxicidade, e leva à um mal estar generalizado.

Dentre os efeitos colaterais da bebida, estão a queda acentuada da pressão arterial, ao ponto de causar quadros de hipotensão, e problemas de fertilidade em mulheres. Sendo assim, tomar chá de hibisco todos os dias faz mal de fato.

O grande problema é a quantidade, não a frequência

Conforme fora dito, tomar chá de hibisco todos os dias faz mal pois sua composição é nociva em excesso. Mas não podemos deixar de salientar que a frequência de consumo não é necessariamente a culpada por esse problema.

Isso porque existe uma quantidade diária ideal. Geralmente, se limitarmos o consumo a três xícaras por dia, após as refeições da rotina, a bebida tende ser segura.

Sob o mesmo ponto de vista, também é preciso falar da proporção do chá. Para cada colher de sopa das flores de hibisco, é preciso usar 400ml de água no preparo do chá. Dessa forma a proporção dos nutrientes da planta será equilibrado.

Portanto, em suma, não podemos afirmar que tomar chá de hibisco todos os dias faz mal se você preparar ele corretamente e consumi-lo em doses moderadas.

Principais benefícios do chá de hibisco para a saúde

Por fim, tendo em mente que tomar chá de hibisco todos os dias faz mal apenas se o consumo e preparo forem feitos de forma errada, podemos finalmente podemos focar nos pontos positivos da bebida.

Incluir ela na dieta do dia a dia pode beneficiar a nossa saúde de diferentes formas, graças a variedade de nutrientes de sua composição. Dito isso, confira a seguir alguns dos principais benefícios do chá de hibisco:

  • Combate e previne infecções urinárias
  • Ajuda a controlar a pressão arterial
  • Auxilia na eliminação de bactérias
  • Garante a saúde do sistema cardiovascular
  • Atua no combate contra os radicais livres
  • Mantém os níveis de glicose sob controle
  • Reforça as proteção da saúde hepática

Leia mais:

 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915