Alimentos que cortam a diarreia: 10 opções seguras e eficientes

Sabia que  alguns alimentos que cortam diarreia podem ser muito úteis? Sem dúvidas, uma das condições de saúde mais recorrentes entre as pessoas é a diarreia. Às vezes ela é um sintoma de outras condições, e em outras ela por si só é o problema.

Porém independente disso, ela sempre deve ser combatida, e nunca subestimada. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e confira 10 opções de alimentos que cortam a diarreia, e como eles funcionam.

De maneira geral, podemos dizer que a diarreia é um problema que afeta o intestino, especificamente a formação e evacuação das fezes promovida por ele. Quem sofre de diarreia costuma ir com frequência ao banheiro para evacuar, e as suas fezes são eliminadas com água.

Com isso ela pode levar à quadros de desidratação, ressaltando a importância de levarmos o combate dela muito a sério

10 opções de alimentos que cortam a diarreia

A princípio, por se tratar de uma condição de saúde intestinal, a diarreia acaba sendo sofrendo influência direta da nossa alimentação. Afinal, o intestino é justamente um dos principais órgãos do sistema digestivo.

E assim como há comidas que favorecem ela, também existem alimentos que cortam a diarreia e ajudam a controlar ou até eliminar ela. Dito isso, confira a seguir alguns dos principais exemplos de alimentos bons para o combate da diarreia:

1. Batata

2. Água de coco

3. Carne de peixe

4. Pera descascada

5. Arroz branco

6. Maçã descascada

7. Chá de folha de goiabeira

8. Banana verde

9. Cenoura cozida

10. Goiaba descascada

Por que esses alimentos são considerados bons?

Conhecendo os alimentos que cortam a diarreia, você talvez esteja se perguntando por quê eles têm essa capacidade. E para a maioria deles a resposta é bem simples. Todas as frutas citadas, juntamente com a cenoura e o arroz, são fontes de fibras.

E as fibras por sua vez são um dos nutrientes mais importantes do intestino. Elas garantem um trânsito regular e a boa formação das fezes, combatendo então a diarreia.

Por outro lado, a carne de peixe e água de coco são consideradas benéficas por outros motivos. Enquanto a carne de peixe é um alimento proteico leve e com poucas gorduras, a água de coco hidrata e fornece minerais. Ambas as características são indispensáveis para tratar a diarreia.

Por fim, o chá de folha de goiabeira é conhecido justamente por reduzir a água das fezes, principal característica da diarreia.

E quais são os alimentos que favorecem a diarreia?

Enfim, conforme fora dito, da mesma forma que alguns alimentos cortam a diarreia, outros podem acabar agravando ela. Esse é o caso, por exemplo, de alimentos gordurosos ou açucarados, e de bebidas com gás ou cafeína.

Comidas desse tipo podem irritar ou prejudicar o intestino como um todo. Consequentemente é mais difícil ele se recuperar e reequilibrar da diarreia.

Por incrível que pareça, também precisamos citar algumas frutas e vegetais. O mamão, kiwi e laranja, por exemplo, possuem um tipo de fibra que age solta o intestino, algo que a diarreia já causa.

No entanto, o repolho, couve-flor, grão-de-bico e feijão são vegetais que levam a formação de gases. E similar aos alimentos que irritam o intestino, esses também dificultam a recuperação do órgão contra a diarreia.

Por fim, leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915