Mentrasto: para que serve, quais os cuidados, e como usar corretamente?

Você já ouviu falar do mentrasto? Se não, você está longe de ser o único. Ele é uma planta medicinal que, quando em comparação com a camomila ou hibisco, por exemplo, não é tão bem difundido.

Porém ele esconde propriedades bastante interessantes, as quais vale a pena conhecer. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar sobre o mentrasto, para que serve, quais os cuidados e como fazer para usar.

A princípio, todo tipo de erva e planta medicinal precisa ser usada e consumida com cuidado. Isso porque cada uma delas possui suas particularidades, compostos ativos e cuidados.

Se nós não conhecermos um pouco sobre essas características antes de experimentar elas, um produto que seria benéfico acaba se tornando prejudicial. E com o mentrasto não é nada diferente.

Mentrasto: para que serve realmente?

Primeiramente, na composição no mentrasto, podemos encontrar múltiplos compostos diferentes, como os flavonoides e taninos. Entretanto, talvez as cumarinas e os óleos essenciais sejam as substâncias mais expressivas e significativas da planta.

Em conjunto, todos esses nutrientes são importantes para garantir uma grande variedade de efeitos interessantes para o nosso organismo.

No caso, se vamos falar sobre o mentrasto e para que serve ele, precisamos focar nestes efeitos. Dentre eles, os principais são as suas ações tônica, cicatrizante, anti-inflamatória, carminativa, antidiarreica e analgésica.

A partir delas, o mentrasto acaba sendo muito útil no combate de diversos problemas de saúde, como por exemplo:

  • Infecção urinária
  • Contusões
  • Queimaduras generalizadas
  • Artrose e artrite
  • Cólicas de menstruação
  • Feridas gerais na pele
  • Reumatismo
  • Gases no intestino
  • Pneumonia
  • Dores musculares generalizadas
  • Dores de cabeça
  • Gripes e febres no geral
  • Diarreia e disenteria

Como fazer para usar o mentrasto no dia a dia?

Atualmente, o mentrasto e suas propriedades podem ser acessados até na forma de cápsulas. Porém o uso mais tradicional dele é o chá de mentrasto, que é excelente tanto no consumo oral quanto no uso para compressas.

E agora que você sabe mais sobre o mentrasto e para que serve, é preciso aprender a como preparar esse chá. Para isso, basta acompanhar o passo a passo a seguir:

  1. Antes de mais nada, comece colocando meio litro de água em uma panela.
  2. Juntamente com a água, coloque cinco folhas de mentrasto secas.
  3. Agora leve a panela para o fogo alto e espere a água começar a ferver.
  4. Em seguida, assim que a água estiver fervendo, desligue o fogo e espere alguns instantes para a temperatura abaixar e para terminar a infusão das folhas.
  5. Por fim, depois desses instantes, você já pode coar a água em uma xícara ou copo e se servir.

Existe algum tipo de risco ou contraindicação do mentrasto?

À primeira vista, as contraindicações do mentrasto são bem gerais, bem como é para a grande maioria das plantas medicinais. Em suma, ele não é indicado para gestantes, diabéticos, crianças pequenas ou pessoas que fazem uso de algum medicamento anticoagulante.

Ademais, a planta também pode ser um risco para hipertensos, especialmente em grandes quantidades, pois ela eleva a pressão arterial.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915