Quais são os 10 primeiros sintomas de gravidez? Confira a lista

Alguns sinais estão presentes em 99% das mulheres, descubra quais aqui no Saúde LAB

Nos últimos anos histórias de mulheres que descobriram que estavam grávidas praticamente na hora do parto chamaram atenção. A cada caso divulgado, muitas mulheres se viam apreensivas, afinal, “e se acontecer comigo?”. Mas calma, esses casos são realmente muito raros, pois o corpo da mulher dá inúmeros sinais quando ela fica grávida. Tanto fisicamente quando em termos hormonais ele começa a se transformar. Essas mudanças permitirão à mulher gerar, alimentar e dar à luz um bebê. Esses sinais, os famosos sintomas de gravidez, surgem bem no estágio inicial da gravidez e podem ser notados logo nas primeiras semanas, conforme podemos ver aqui no SaúdeLAB.

Mas, quais são os sintomas que toda gestante tem? É importante dizer que nenhuma gravidez é igual à outra. Isso significa que nem toda futura mãe sentirá enjoos ou desejos quando ficar grávida. Algumas salivam mais, outras não, enquanto uma parcela sente a libido aumentar, mas muitas têm o efeito justamente oposto.

Os sinais e sintomas de gravidez aparecem quando?

Alguns sinais estão presentes em 99% das mulheres. Outros já são mais raros ou ocorrem de forma tão sutil que a gestante não percebe. Para que não haja mais dúvidas a respeito, veja neste artigo quais são os sintomas mais comuns de gravidez e fique preparada para quando esse momento chegar!

1. Atraso na menstruação

Esse sem dúvidas é o sintoma mais comum. Muitas mulheres já percebem que estão grávidas quando notam um atraso menstrual de duas semanas ou mais. Os especialistas apontam, no entanto, que é preciso atenção aos sintomas de gravidez antes do atraso. Nem sempre o atraso da menstruação significará que a gestação está começando. Além disso, ele pode ser um dos sinais de gravidez na primeira semana.

De qualquer forma, o sangue menstrual não desce porque ele está cumprindo sua função original durante a gravidez. Ele é uma camada protetora, produzida pelo útero, que tem a finalidade de proteger e de acomodar o embrião. Se a gravidez não é concretizada, o que ocorre durante inúmeros meses da vida da mulher, essa camada é eliminada em forma de sangue.

2. Aumento da sensibilidade e do tamanho dos seios

Quando o atraso na menstruação passa sem ser notado, o segundo sintoma de gravidez de maior importância é a sensibilidade e o tamanho aumentados das mamas. Essa mudança nos seios costuma surgir entre a quarta e a sexta semana de gestação, sendo um dos primeiros sinais de gravidez.

É normal que dores e incômodos acompanhem o aumento dos seios. Fisicamente eles estão se preparando para a amamentação. A circulação aumenta nessa região, assim como a vascularização, o que acaba provocando a elevação da sensibilidade.

Não se assuste, inclusive, se as suas auréolas ficarem mais escuras e maiores. Pequenas protuberâncias na pele podem surgir na região, mas tudo isso é bastante normal. Essas protuberâncias nascem para manter as mamas mais hidratadas.

3. Sintomas de gravidez: os clássicos enjoos

Mulher com enjoo no inicio da gravidez.
O enjoo na gravidez é um sintoma clássico. Foto: Freepik

 

Sinais de gravidez, primeiros dias, enjoo. Poucas mulheres não se sentem enjoadas durante a a gestação. Junto com o atraso da menstruação e com o aumento dos seios, esse é um dos sintomas mais comuns e fortes. A intensidade, é claro, é variável de gestante para gestante.

Algumas relatam efetivos vômitos, enquanto muitas ficam apenas pelos enjoos e pelo mal-estar.

4. A vontade de ir ao banheiro é maior

Um dos maiores incômodos relatados por gestantes é o aumento da frequência urinária. O útero é expansivo, como é óbvio, e durante seu constante crescimento, é natural que ele pressione a bexiga. O tamanho desse órgão acaba ficando menor, o que obriga as futuras mães a ir com bastante regularidade ao banheiro.

5. Prisão de ventre é um dos sintomas de gravidez

Toda gestante perceberá cedo ou tarde que sua atividade intestinal passará por grandes mudanças. O aumento da progesterona, hormônio que cresce em dosagem no corpo da mulher durante a gravidez, diminui a atividade dos intestinos.

Isso significa que tudo que a grávida comer demorará mais para chegar até cano retal e ser eliminado nas fezes. A prisão de ventre é bastante normal, portanto, o que causa outro sintoma comum: o inchaço abdominal.

6. Protuberância abdominal

A barriga de grávida que todos adoram tocar só se torna efetivamente visível do quarto mês em diante. Porém, se você reparar, nas primeiras semanas já será possível em muitos casos notar uma pequena protuberância abdominal.

Além da já mencionada mudança no funcionamento do intestino, há um movimento natural do útero dentro da mulher. Ele vai se deslocando para acomodar o futuro bebê de forma confortável. Isso acaba contribuindo para o aparecimento desse inchaço no abdômen.

7. Aumento da sensibilidade olfativa e mudança no paladar

Mulheres no geral são indivíduos com sentidos bastante apurados. Elas veem, ouvem e sentem as coisas de forma diferente dos homens. Seus sentidos são mais precisos e fiáveis. Isso acaba ficando um pouco “embaralhado” durante a gestação.

Um dos sintomas de gravidez que a ciência ainda não conseguiu explicar é essa aversão que muitas mulheres passam a ter a coisas que antes gostavam. Principalmente em termos olfativos e de paladar.

Aquele perfume, aquela comida que antes era sua favorita agora passa a ser objeto do seu desprezo. Mas calma que isso passa rapidamente, visto que é sempre temporário.

8. Emoções instáveis também são sintomas de gravidez

A gravidez muda completamente a vida de uma mulher. Em termos hormonais, há uma bomba constante de progesterona e de estrogênio. A gestante, principalmente quando será mãe pela primeira vez, se preocupa com o parto, com a saúde do filho, com a sua própria saúde e com um milhão de outras coisas. É normal, portanto, que haja instabilidade emocional.

Outro motivo para isso, segundo a ciência, é que a retenção de líquido nesse período leva água demais para o cérebro. Isso pressiona a área cerebral responsável pela regulação do humor.

9. Alterações na pele

A pele da mulher muda completamente quando ela está grávida. Não podemos esquecer que o corpo precisa se esticar para permitir o crescimento do embrião até se tornar um pequeno bebê. O surgimento de estrias e de outras marcas é, portanto, bastante comum no período. Evite coçar, esse atrito pode ser muito prejudicial para sua pele. Veja aqui alguns cremes que podem te ajudar!

Nesse sentido, manter a pele hidratada é essencial. Isso prevenirá o aparecimento de problemas como coceiras e dermatites.

10. Desejos bizarros

Quem nunca ouviu falar de mulheres que tiveram desejo de comer terra, tijolo ou qualquer coisa bizarra do gênero? Esse é um dos sintomas de gravidez mais complexos de ser compreendido, embora seja até comum.

Estudos apontam que isso nada tem a ver com distúrbios alimentares com ou déficit de nutrientes. É uma questão emocional. Normalmente há algum problema conjugal ou familiar grave pelo qual a mulher está passando. É sempre importante ficar de olho.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação