A laranja tem carboidrato? Conheça melhor seus verdadeiros nutrientes

Sempre ouvimos falar dos benefícios que as frutas oferecem para a nossa saúde. Esses benefícios são garantidos graças a riqueza de nutrientes delas. Contudo, alguns desses nutrientes não são sempre vantajosos, ou pele menos não totalmente. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, entenda se a laranja tem carboidrato, e quais são os principais nutrientes dela.

A princípio, a laranja é uma fruta que pertence ao grupo de frutas cítricas, juntamente com o limão, toranja e outros. Elas são conhecidas por serem fontes de vitamina C, e por terem um caráter ácido. Mas existem algumas características delas nas quais não costumamos prestar muita atenção, como por exemplo a quantidade de carboidratos. Afinal, dificilmente associamos as frutas no geral com alimentos ricos nesse nutriente.

Utilidades e problemas do carboidratos

Diferente do que sempre somos levados a pensar, os carboidratos são compostos importantes na manutenção da saúde do nosso corpo. No caso, eles são uma das fontes de energia que o organismo aproveita para desempenhar as suas incontáveis e constantes atividades. Entretanto, quando em excesso, aí sim ele se torna bastante prejudicial, e deixa de ser benéfico como ele é naturalmente.

De maneira geral, quando consumimos carboidratos em grandes quantidades, eles favorecem o aumento do níveis de glicose do sangue. Esse efeito pode causar a diabetes, ou agravar consideravelmente a condição para quem já sofre dela. Outro problema dos carboidratos excessivos é que eles nos fazem ganhar peso. Consequentemente, o sobrepeso e a obesidade se tornam um risco considerável.

Leia mais: Suco de laranja solta o intestino? Veja quais os benefícios que ele oferece

E a laranja tem carboidrato mesmo ou não?

Sim, assim como basicamente toda fruta ou alimento, a laranja tem carboidrato. Isso não significa que ela ou qualquer comida com carboidratos seja prejudicial para a nossa saúde. Afinal, conforme fora dito, os carboidratos tem sim uma importante função no nosso organismo. Portanto, para que você entenda melhor essa questão, confira a seguir alguns dos valores nutricionais para cada 100g laranja:

  • Carboidratos: 8,1g
  • Fibras: 0,8g
  • Gorduras totais: 0,1g
  • Proteínas: 1g

Como você pode ver, a laranja tem carboidrato de fato. Mas a quantidade e proporção dele é bastante pequena. Ou seja, teríamos que consumir uma quantidade muito grande laranja para que os carboidratos dela se tornassem um problema de fato. É esse tipo de atenção que devemos ter com a alimentação, de forma que a nossa prioridade de consumo deve ser os alimentos com menor quantidade de carboidratos.

Benefícios da laranja para a nossa saúde

  • Aumenta a imunidade: a vitamina C mencionada anteriormente, quando combinada com vitamina A e folato, favorece a produção das células de defesa do sistema imunológico.
  • Regula a pressão arterial: um dos minerais presentes na laranja é o potássio. Ele tem a importante função de relaxar os nossos vasos sanguíneos, ajudando a reduzir a pressão arterial.
  • Favorece a digestão: também é possível observar nos valores nutricionais da laranja que a fruta contém fibras. Esse nutriente melhora consideravelmente a digestão de alimentos e funcionamento intestinal.
  • É antioxidante: por fim, mas não menos importante, a vitamina A e C são antioxidantes. Esse tipo de compostos é capaz de combater os radicais livres, causadores do envelhecimento precoce.

Leia mais: Laranja com leite faz mal: mito ou verdade?! Descubra como evitar problemas

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915