Book Appointment Now
O açaí faz mal para gastrite? Entenda como ele pode agir no estômago
Apesar de ser típico da região Norte e Nordeste, atualmente o açaí é popular em todo o Brasil. A fruta pode ser usada para fazer sucos e doces, e ainda é considerada extremamente saudável para o nosso organismo. Contudo, quem sofre de gastrite precisa tomar cuidado com ela. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, entenda se o açaí faz mal para gastrite, e veja quais são os malefícios e benefícios dele.
A princípio, as frutas costumam ser extremamente nutritivas para o organismo, e com o açaí não é diferente. Ele apresenta propriedades muito proveitosas para nossa saúde e bem-estar. Mas até os alimentos mais saudáveis podem se tornar um problema se não soubermos como consumir ele corretamente. Logo, o açaí precisa ser incluído nessa perspectiva.
Nutrientes e propriedades da fruta do açaí
Se tem algo em que o açaí não deixa a desejar é na sua quantidade de nutrientes. Ele é fonte de fibras, minerais, polifenois, anti-inflamatórios e muitos outros compostos. Isso faz com que a fruta seja uma grande aliada no combate de doenças como constipação, anemia e até certos tipos de cânceres. Também é possível aproveitar o açaí para melhorar a saúde cardiovascular, graças ao efeito anti-inflamatório mencionado.
Também é possível encontrar no açaí vitaminas E e C, mas a vitamina C em específico merece um maior destaque. Ela possui uma potente ação antioxidante no organismo, permitindo que a fruta possa combater muito bem os radicais livres do organismo, prevenindo o envelhecimento precoce. Ademais, esse mesmo nutriente também melhora o funcionamento do sistema imunológico, o que consequentemente aumenta a imunidade.
Leia mais: Açaí é remoso? Descubra sua características nutricionais
E o açaí faz mal para gastrite mesmo?
De antemão, por ser uma doença inflamatória, pode ser estranho pensar que o açaí faz mal para gastrite, já que a fruta contém anti-inflamatórios na sua composição. Entretanto, é preciso ter em mente que a gastrite também é uma condição ligada diretamente com o nosso estômago ou digestão. Logo, se o açaí for capaz de prejudicar algum desses, suas propriedades anti-inflamatórias não serão suficientes para evitar possível complicações.
Infelizmente, na realidade é justamente isso que acontece. Além de todos nutrientes citados, o açaí também contém muita gordura e a carboidratos em sua composição. Esses compostos por si só já são um problema para a gastrite pois são difíceis de digerir. Mas a fruta ainda tem características fermentativas, o que só agrava a ainda mais a situação. Ou seja, nesse aspecto, podemos afirmar que o açaí faz mal para gastrite sim. Portanto, o açaí deve ser evitado por pessoas que tem gastrite.
O açaí industrializado é muito pior que fruta
Não é porque o açaí faz mal para gastrite você precisa cortar ele da sua alimentação. Com moderação e cuidado, ele pode ser perfeitamente seguro. Mas é preciso salientar que os malefícios que o açaí causa para a gastrite são muito maiores se você optar pelo açaí industrializado.
Além de ser mais pobre em nutrientes, ele pode conter muitos aditivos químicos que podem piorar tanto a gastrite quanto a sua saúde como um todo. Sob o mesmo ponto de vista, também não podemos deixar de fora o açaí que é vendido em carrinhos, que costuma vir com leite condensado, leite em pó, e muitos outros ingredientes que acabam deixando o açaí pobre em benefícios, e rico em malefícios.
Leia mais: Café de açaí serve para diabetes? Entenda mais sobre esse preparo