Alho faz mal para o fígado? Conheça os benefícios e malefícios dele

Mesmo sendo um tempero muito básico, o alho precisa ser consumido com cuidado

Sem dúvidas, o alho é um dos temperos mais básicos da cozinha. A grande maioria das pessoas usa ela para praticamente todas as refeições do dia a dia. Entretant0, não se fala muito dos efeitos que ele pode ter na nossa saúde, sejam eles positivos ou negativos. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se o alho faz mal para o fígado, e te apresentar os benefícios e malefícios dele.

Atualmente, muitos dos temperos que compramos são industrializados. Ou seja, eles contém muitos químicos e aditivos em sua composição, que na maioria das vezes acabam sendo prejudiciais para o nosso organismo e até para a saúde do fígado. Nesse aspecto, o alho já apresenta uma vantagem por ser completamente natural, mais isso não significa que ele seja incapaz de causar problemas.

Propriedades benéficas do alho para a saúde

  • Tem ação anti-inflamatória: nosso organismo realiza processos inflamatórios constantemente, mas quando eles são desequilibrados, passam a ser prejudiciais e podem causar diversas doenças inflamatórias. Nesses casos, o consumo de compostos anti-inflamatórios, que estão presentes no alho, pode ajudar muito.
  • É antimicrobiano: o alho pode ajudar o organismo a combater alguns tipos de microrganismos prejudiciais para a nossa saúde, especificamente bactérias, fungos e vírus.
  • Mantém nossa respiração saudável: talvez esse seja um dos principais benefícios do alho. Ele contém compostos considerados expectorantes, característica que ajuda a melhorar a nossa respiração combatendo problemas como resfriados, bronquite, gripe e tosse.
  • Protege o sistema cardiovascular: outra propriedades muito interessante do alho é a de reduzir os níveis de colesterol do organismo, especificamente do LDL, que é considerado o colesterol ruim.

Leia mais: Comer alho cru faz mal para a saúde, ou isso é mito? Descubra a verdade

Alho faz mal para o fígado mesmo?

A princípio, o fígado é um dos órgãos mais sensíveis do nosso corpo, e como ele tem participação na digestão e metabolismo dos alimentos, eles podem afetar a saúde dele facilmente. Com isso, questionar se o alho faz mal para o fígado acaba sendo uma importante questão de segurança. Mas felizmente, não só ele não apresente nenhum compostos prejudicial para o órgão, como na realidade ele pode ser bastante benéfico para ele.

Conforme fora dito, o alho ajuda a diminuir os níveis de colesterol do corpo. Esse efeito diminui os riscos de se acumular gordura no fígado. Ademais, ele também contém dois compostos muito importantes, que são o selênio e a alicina. Eles mantém o fígado protegido, e promovem a desintoxicação dele. Portanto, não é possível afirmar que o alho faz mal para o fígado. Ao contrário, o alho faz muito bem ao fígado.

Tenha sempre moderação no consumo do alho

Por fim, mesmo apresentando tantos benefícios, ainda assim o alho precisa ser consumido com cuidado. Em quantidades muito grandes, ele pode causar sintomas como diarreia, cólica, vômitos, dores, gases e até tontura. Ademais, procure cozinhar bem ele nas suas comidas, visto que o alho cru, mesmo sendo medicinal para algumas condições de saúde, possui alguns riscos a mais para quem sofre de hipotensão ou dores no estômago.

Leia mais: Amaciante de carne faz mal para a saúde? Entenda mais sobre isso

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação