Conheça 11 alimentos que causam gases e acabe com o incômodo intestinal

Os gases são formados devido a uma má digestão - E esses alimentos são os principais causadores!

Só quem sofre de gases constantes, sabe como essa situação é bastante incômoda e constrangedora, principalmente quando eles aparecem em público. Em geral, existem alguns alimentos que causam gases, pois eles são mais propícios a provocar má digestão.

Pensando nisso, o SaúdeLab preparou esse material para te mostrar quais são os alimentos que você deve evitar para reduzir as flatulências e ter um maior bem-estar intestinal.

Então, se você quer ficar por dentro de tudo que vamos trazer neste artigo, é só continuar lendo até o final para conferir! Vamos lá?!

Por que alguns alimentos causam gases?

Em suma, os alimentos que causam gases possuem uma grande quantidade de carboidratos, fibras e compostos antinutricionais. Assim, durante o processo digestivo, esses nutrientes são fermentados pela microbiota intestinal, provocando desconfortos intestinais, como as flatulências e inchaços.

Porém, alguns alimentos proteicos, como carnes vermelhas e laticínios, ou gordurosos, como as frituras, também podem favorecer a formação de gases.

No entanto, é importante destacar que a gravidade desses sintomas depende de pessoa para pessoa. Isso porque, têm indivíduos que são mais tolerantes a esses alimentos do que outros.

Logo, o ideal é sempre estar atento para identificar até qual quantidade desses alimentos que o seu corpo digere, sem haver desconfortos intestinais.

Além do mais, é muito importante consultar um nutricionista para que esse profissional identifique quais são os alimentos que mais lhe causam gases, a fim de elaborar um plano alimentar específico para as suas necessidades.

Leia também: Chá de Melissa auxilia no alívio dos gases e muito mais; conheça agora

11 alimentos que causam gases

Agora, confira a seguir quais são os principais alimentos que causam gases e veja como ficar longe dos incômodos intestinais!

1 – Feijão

Vamos começar falando dos feijões, pois eles já são velhos conhecidos por causarem gases. Isso acontece porque, assim como as demais leguminosas, os feijões são ricos em fibras, amidos resistentes, como a rafinose, e compostos antinutricionais, como o fitato e o tanino.

Essas substâncias não são digeridas pelo organismo humano, por isso, elas são fermentadas pelas bactérias intestinais, gerando a produção excessiva de gases.

No entanto, existe uma técnica bastante eficaz para reduzir esses elementos nos feijões e nas leguminosas em geral. Basta deixá-los de molho por, no mínimo, 12 horas antes do cozimento, que já fará uma grande diferença.

2 – Ervilha

Por ser um tipo de leguminosa, as ervilhas causam os mesmos desconfortos intestinais provocados pelo feijão.

Todavia, além dos carboidratos e compostos antinutricionais, elas também contêm frutose, lectina e fibras bastante resistentes, que podem gerar inchaços e produções excessivas de flatulências.

3 – Leite e derivados são outros alimentos que causam gases

Dentre os alimentos que causam gases, temos, também, o leite e os seus derivados. Acontece que eles são ricos em lactose, um tipo de carboidrato de difícil digestão e um dos principais causadores de incômodos intestinais.

Além do mais, hoje em dia muitas pessoas têm intolerância à lactose. Com isso, elas não produzem lactase (enzima que digere a lactose) em doses suficientes. Então, por não ser digerida, a lactose fica refém da fermentação das bactérias intestinais.

4 – Batata-doce

Apesar de ser um dos alimentos mais utilizados na maioria das dietas, a batata-doce também é uma das principais causadoras de gases, azia e inchaços abdominais. Isso acontece porque ela é rica em amidos resistentes e fibras.

Por essa razão, é necessário prepará-la corretamente para minimizar os incômodos, sendo o ideal comer a batata-doce cozida ou assada. 

batata doce causa gases
a batata-doce também é uma das principais causadoras de gases – Canva

5 – Aveia

A aveia também é um dos alimentos que causam gases, pois ela é rica em rafinose e fibras, os quais já vimos que são os principais responsáveis pela produção de gases e inchaços. Nesse caso, o melhor é evitar consumir a aveia crua e optar por ingeri-la cozida, como é o caso do mingau de aveia.

6 – Repolho também é um dos alimentos que causam gases

Quando se trata de alimentos que causam gases, o repolho também é um dos mais conhecidos pela maioria das pessoas. Sendo, inclusive, um grande protagonista de diversas piadas referentes ao assunto.

Isso ocorre porque o repolho é rico em compostos antinutricionais, os quais dificultam a digestão, resultando em flatulências. Mas, a boa notícia é que é possível minimizar esses efeitos se fizer um pré-cozimento do vegetal.

7 – Frituras

As frituras e os alimentos muito gordurosos também aumentam a produção de gases, pois eles possuem substâncias que estimulam a fermentação por bactérias. Portanto, é melhor evitá-los para fugir dos incômodos intestinais!

8 – Brócolis

O brocólis e os demais vegetais crucíferos possuem grandes quantidades de fibras, rafinose e compostos antinutricionais. Logo, o ideal é levá-los ao pré-cozimento antes de consumi-los. Alguns exemplos de vegetais crucíferos são:

  • couve-flor;
  • aspargos;
  • espinafre;
  • couve de bruxelas;
  • agrião;
  • repolho.

9 – Cebola também faz parte dos alimentos que causam gases

Além de estimular a produção excessiva de gases, por ser fonte de frutose, a cebola também contém enxofre em sua composição, o qual é um dos principais responsáveis pelos gases com mau odor. Outros exemplos de alimentos ricos em enxofre são:

  • alho;
  • ovo;
  • milho;
  • abacate;
  • uva;
  • coco;
  • carne vermelha.

10 – Refrigerante

O refrigerante e as demais bebidas gaseificadas, como água com gás e cerveja, também devem ser evitadas por quem sofre de gases, pois eles facilitam a entrada de ar no intestino, o que também gera a formação excessiva de flatulências.

11 – Pepino

pepino fatiado
Pepino é um dos alimentos que causam gases – Foto: Canva.

 

Por fim, embora seja um alimento bastante nutritivo e pouco calórico, o pepino também é um dos alimentos que causam gases. Isso porque, ele contém uma substância chamada cucurbitacina, que está associada à formação de gases.

Todavia, um truque para minimizar esse incômodo é consumir o vegetal descascado, já que a substância está presente em sua casca. Além disso, é válido também deixar o pepino de repouso com um pouco de sal grosso por 30 minutos.

O que comer para reduzir os gases?

Além de evitar os alimentos que causam gases, também é importante consumir aqueles que ajudam a reduzir as flatulências, como:

  • camomila;
  • hortelã;
  • alecrim;
  • chuchu;
  • berinjela;
  • cenoura;
  • tomate;
  • kefir;
  • gengibre;
  • salsa;
  • erva-doce.

E aí, o que achou deste artigo? Agora, é só começar a incluir esses alimentos em sua rotina para melhorar os desconfortos intestinais e ter mais saúde e bem-estar. Clique aqui para conferir mais assuntos referentes a um estilo de vida saudável!