Aprenda a como acabar com a retenção de líquidos e mantenha o organismo saudável

Ponta Grossa, 3 de junho de 2022, por Michele Azevedo ─ Saber como acabar com a retenção de líquidos pode desinchar e tornar o organismo mais saudável. Para se sentir mais leve, o Saúde Lab foca em alimentos e hábitos que fazem você desinchar.

Como acabar com a retenção de líquidos

Não faltam fatores que causam retenção de líquidos: calor, flutuações hormonais, abuso de sal, medicamentos (progestinas, corticosteróides, etc.). Esse excesso de água nos tecidos pode ser localizado (dedos e tornozelos inchados, bolsas sob os olhos) ou, mais geralmente, com essa sensação incômoda de estar totalmente inchado.

Quando o fenômeno aparece repentinamente, você deve verificar com seu médico se não é sinal de uma doença subjacente (pressão alta, insuficiência cardíaca ou renal, etc.). Caso contrário, a retenção de líquidos pode ser reduzida movimentando-se mais. Saiba como acabar com a retenção de líquido  com as dicas, a seguir,

1 – Prefira vegetais ricos em potássio

Juntamente com o sódio (sal), este mineral controla o equilíbrio hídrico e ácido-base do corpo. Este precioso potássio é essencial para o bom funcionamento dos rins, pois reduz a retenção de água, diminuindo os níveis de sódio e aumentando a produção de urina. As ingestões recomendadas são de 3.500 mg por dia, mas muitas vezes estão abaixo (em média 2.500 mg). Se você gosta de algas marinhas, aproveite, pois é a fonte de saúde!

Caso contrário, coloque no seu carrinho de mercado: alcachofras, pepinos, rúculas, abacates, pimentões, abobrinhas, espinafres, cogumelos, alho, assim como todo o tipo de ervas aromáticas.

Veja também: Aprenda como cultivar erva-doce em casa; um calmante natural

2 – Facilite a digestão

Saiba como acabar com a retenção de líquidos 
Saiba como acabar com a retenção de líquidos – Imagem: Canva Pro

Quanto mais lenta a digestão, maiores as sensações de inchaço. Segundo a tradição, na medicina chinesa, diz-se que o “baço” (é um conceito equivalente ao sistema digestivo) produz “umidade” quando está enfraquecido ou sobrecarregado.

Para facilitar o trabalho dos órgãos digestivos, a prioridade é, portanto, reduzir as quantidades de alimentos. E para reavivar a “força digestiva”, usamos especiarias.

A regra básica: consumir em cada refeição duas porções de alimento sólido (cozido ou cru), uma porção de líquido (água, chá de ervas, caldo de legumes) e uma porção de “nada”, o que significa, segundo a dietética asiática, que você tem que parar de comer antes de se sentir cheio.

A mistura de reforço: reduza a pó 1 colher de coentro, pimenta, anis. Uma mistura para polvilhar em seus pratos que dá sabor, faz você digerir melhor e também evita o sal.

3 – Use sal moderado para como acabar com a retenção de líquido

O excesso de sal (ou cloreto de sódio) é uma das principais causas de retenção de água porque “retém” a água nos tecidos. É por isso que inchamos! E se ficamos com sede depois de comer um prato muito salgado, é porque nosso corpo precisa de água para eliminar o excesso de sódio. Consumimos em média 12g de sal enquanto a OMS aconselha ficar abaixo de 6g!

Veja também: Salada Ceasar Fitness; saborosa e saudável para a sua refeição

Compartilhe seu amor
Michele Azevedo
Michele Azevedo

Formada em Letras - Português/ Inglês, pós-graduada em Arte na Educação e Psicopedagogia Escolar, idealizadora do site Escritora de Sucesso, empresária, redatora e revisora dos conteúdos do SaúdeLab.

Artigos: 16