Book Appointment Now
Arraia é remoso? Entenda seus efeitos no corpo mais frágil
Nem todo mundo é familiarizado com a carne de arraia. Se preparada corretamente, ela dá um excelente e saboroso prato. Contudo, por mais que os peixes e frutos do mar tenham seus benefícios, existem algumas carnes que infelizmente são a exceção. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se é verdade que a arraia é remoso e se ela é benéfica ou prejudicial para nós.
Existem uma certa confusão quanto ao impacto das carnes de peixe sob a nossa saúde. No geral, elas são consideradas muito saudáveis, mas há quem diga que algumas espécies possam ser problemáticas. Para a arraia essa confusão acaba sendo ainda maior, já que ela não é tão consumida ou popular quanto o salmão e atum, por exemplo. Logo, suas propriedades são bem menos difundidas.
O que faz um peixe ser remoso?
De maneira geral, os alimentos remosos são aqueles que possuem compostos inflamatórios em sua composição, e portanto causam inflamações no nosso corpo. Esses compostos por sua vez costumam ser gorduras, sal, açúcar ou óleos refinados. É por isso que grande parte dos alimentos que são industrializados, processados e embutidos entram na categoria dos alimentos remosos.
No caso dos peixes, o que gera tanta confusão é o fato deles serem ricos em gorduras, que diferente das presentes em carnes vermelhas, são extremamente benéficas. Inclusive as gorduras dos peixes possuem até mesmo um efeito anti-inflamatório, que é o exato oposto de um alimento remoso.
Por outro lado, assim como em outros animais, a qualidade da carne de peixe sofre bastante influência da vivência dele. Ou seja, o que ele come e o ambiente em que ele se desenvolve pode afetar as propriedades de sua carne. Esse acaba sendo um dos fatores chaves para entendermos se a arraia é remoso.
Leia mais: Curimatã é remoso? Entenda melhor como este peixe interfere na cicatrização
A arraia é remoso mesmo, ou ela é segura?
Em relação aos hábitos de vida, existem dois grupos de peixes que se diferenciam bastante, que são os peixes escamosos e os de couro. Os peixes escamosos costumam se desenvolver e serem criados em boas condições. Ademais, a alimentação deles inclui alimentos com melhor qualidade nutricional. Consequentemente, os peixes escamosos são os que tem menos chances de serem remosos.
Já os peixes de couro, que é o caso da arria, infelizmente possuem hábitos de vida piores. Eles são comumente criados e desenvolvidos sob más condições, podendo serem expostos até mesmo à toxinas. Quanto a alimentação, muitas espécies obtém seus nutrientes a partir de restos e detritos. Sob esse ponto de vista, por ser um peixe de couro, infelizmente a arraia é remoso.
O modo de preparo e consumo dos peixes também fazem diferença
Por mais que as propriedades naturais das carnes de peixe afetem diretamente sob o quão remoso eles são, não podemos desconsiderar a influência do preparo e modo de consumo nessa questão. Uma peixe grelhado ou assado será muito mais saudável do que um empanado e frito. Afinal, conforme fora dito, as gorduras, óleos refinados e sal estão entre os principais compostos inflamatórios presentes em alimentos remosos.
Leia mais: Tambaqui é remoso? Saiba identificar quais peixes são ou não remosos