Azeite de oliva solta o intestino? Entenda seus efeitos na constipação

Será que o azeite o oliva solta o intestino? A princípio, por mais simples que o azeite possa parecer, ele é um produto rico em diferentes propriedades. Estas oferecem benefícios que afetam desde o sistema cardiovascular até o digestivo.

Isso inclui benefício para o trânsito e funcionamento intestinal. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se o azeite de oliva solta o intestino, e quais os benefícios dela para a saúde.

Sem dúvidas, poucos ingredientes são tão antigos na cozinha quanto o azeite de oliva. E o mais surpreendente é que atualmente ele segue sendo empregado em incontáveis receitas, das menos às mais complexas.

Só que independente de como ele é consumido ou usado, a característica mais importante do azeite é a sua composição nutricional. Graças a variedade de substâncias que ela apresenta, vale a pena entender como elas podem nos impactar.

Azeite de oliva solta o intestino, ou não tem relação?

De antemão, a saúde do nosso intestino depende quase que inteiramente do que consumimos no dia a dia. Nossa alimentação consegue afetar diretamente o trânsito do órgão.

Algumas comidas são capazes de soltar o intestino, enquanto outras ajudam a mantê-lo preso. No caso, por incrível que pareça, o azeite de oliva solta o intestino de fato, sendo um aliado contra problemas como a constipação.

Em suma, por ser um tipo de óleo, o azeite ajuda a manter o intestino lubrificado. Isso facilita bastante a evacuação das fezes. Ademais, o azeite de oliva solta o intestino também por causa de sua capacidade de melhorar a formação e consistências das fezes.

Portanto por mais que ele não parece ser um ingrediente bom para o intestino, o azeite tem sim as suas vantagens para a manutenção da saúde do mesmo.

O azeite oferece muitos outros benefícios

Conforme fora dito, um dos motivos pelos quais o azeite de oliva solta o intestino é o fato dele ser um tipo de óleo. Essa é uma característica que pode levantar muitos receios para as pessoas, visto que óleos são ricos em gorduras.

Mas por incrível que pareça, as gorduras do azeite são extremamente benéficas, visto que são monoinsaturadas. Unindo elas com as vitaminas e outros nutrientes dele, o azeite pode oferecer benefícios para a saúde como:

  • Reforço nas proteções do nosso cérebro
  • Inibe o envelhecimento precoce
  • Combate e ameniza processos inflamatórios
  • Previne o desenvolvimento da diabetes
  • Ajuda a reduzir os riscos da depressão
  • Promove a saúde e fortalecimento dos ossos
  • Combate o desenvolvimento de problemas cardíacos

O azeite deve sempre ser consumido com bastante moderação e atenção

Por fim, sabendo que o azeite de oliva solta o intestino e ainda oferece muitos outros benefícios, você já deve estar pensando em usar mais ele no dia a dia. Contudo, não podemos deixar de observar que, em excesso, ele se torna prejudicial para a organismo, mesmo que suas gorduras e outros nutrientes sejam considerados saudáveis.

Ademais, procure dar preferência pelo azeite extravirgem, pois ele é bem mais puro e menos processado.

Leia mais:

 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915