Atemoia: conheça seus benefícios e os cuidados indispensáveis na hora de consumir

À primeira vista, a atemoia é uma fruta com aparência bem diferente do que estamos acostumados. Inclusive, em comparação com outras frutas, como a maçã ou banana, ela não tão consumida ou conhecida. Contudo, ela esconde propriedades que podem ser muito proveitosas para a saúde. Sendo assim, o SaúdeLab vai apresentar os malefícios e benefícios da atemoia, e suas principais propriedades.

De maneira geral, quanto mais alimentos naturais incluímos na  alimentação, melhor será para a nossa saúde. Obviamente, é preciso ter noção e moderação ao consumir frutas e vegetais, visto que eles também podem fazer mal se comermos em excesso. Mas o importante é estar sempre aberto para experimentar comidas novas, pois assim é possível aproveitar todo tipo de benefício.

A atemoia e a fruta-do-conde são diferentes

Primeiramente, antes de falar de seus benefícios, é bom conhecer um pouco sobre o que é a atemoia. Por mais que ela tenha uma aparência diferente de frutas convencionais, ela é facilmente confundida com a fruta-do-conde, também conhecida como fruta-pinha. Entretanto, isso totalmente compreensível, pois a atemoia é fruto justamente do cruzamento da fruta-do-conde com a cherimoia, o que faz ela ter aspectos bem similares a essas frutas.

Dito isso, é importante aprender a diferenciar a fruta-do-conde da atemoia para não perder as propriedades de cada frutas, que também são diferentes entre si. A primeira característica que pode ser observada é a casca, que costuma ser mais pontiaguda na atemoia do que na fruta-do-conde. Ademais, em relação ao sabor, a atemoia tende a ser um pouco mais doce.

Leia mais: Tudo Sobre Graviola: o Que É e Para Que Serve?

Tabela Nutricional da Atemoia

Para entender todos os benefícios da atemoia precisamos observar sua tabela nutricional. Para isso, utilizamos a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos , publicada em 2011 pela USP. Nela podemos observar que, a cada 100 gramas de atemoia crua temos:

  • Energia: 97 Kcal
  • Proteínas: 1,0 g
  • Lipídios: 0,3 g
  • Colesterol: 0 g
  • Carboidrato: 25,3 g
  • Fibra Alimentar: 2,1 g

Ao observar a tabela nutricional entendemos que a atemoia pode ser inserida em qualquer dieta, principalmente devido aos seus nutrientes. Porém, seu consumo requer moderação. Principalmente quando se tratar de dietas mais restritivas, afinal, ela possui 25,3 gramas de carboidratos a cada 100 gramas, e seu consumo, na dieta low carb por exemplo, precisa ser feito com muita moderação.

Principais benefícios da atemoia para a saúde

  • Melhora a saúde intestinal: assim como a fruta-pinha, a atemoia possui uma grande quantidade de fibras. Estas por sua vez são de extrema importância para um bom funcionamento do intestino, especialmente em pessoas que sofrem com constipação intestinal.
  • Tem ação anti-inflamatória: diversos problemas e condições de saúde são causadas por processos inflamatórios desregulados. Logo, por ser anti-inflamatória, a atemoia pode ajudar a resolver alguns deles.
  • Possui compostos anticancerígenos: em sua casca, a atemoia possui propriedades que podem ajudar no combate contra diferentes tipos de cânceres, podendo ser benéfica como tratamento auxiliar.
  • Riqueza em nutrientes: a fruta em si é muito rica em vitaminas e minerais diversos. Porém as suas sementes em específico podem fornecer boas quantidades de ômega 3 e 6, que são nutrientes muito valiosos.
  • Favorece a cicatrização: por incrível que pareça, a atemoia é uma fruta capaz de ajudar na cicatrização e recuperação da pele afetada por cortes e ferimentos pequenos.

De que forma a atemoia pode ser prejudicial?

De maneira geral, a atemoia por si só não é capaz de fazer. Porém, se consumida em excesso, ela pode trazer problemas para a saúde por causa de sua grande quantidade de frutose. Com isso, pessoas diabéticas precisam ter muito mais moderação ao consumi-la. Ademais, enquanto a casca e sementes da atemoia podem ser bem aproveitadas, os chás feitos a partir de suas folhas são mais problemáticas, podendo causar desconfortos, câimbras, espasmos e até mesmo convulsões.

Leia mais: Benefícios do Pêssego: conheça as maravilhas desta fruta que vão além do sabor

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915
plugins premium WordPress

VIRE A CHAVE PARA EMAGRECER

INSCRIÇÕES GRATUITAS E VAGAS LIMITADAS