Tudo Sobre Graviola: o Que É e Para Que Serve?

A graviola é uma das frutas mais populares do Brasil. Conhecida também como Fruta-do-Conde e até mesmo como Jaca do Pará, é vista pela medicina popular como um alimento repleto de benefícios à saúde. Sendo fonte de vitaminas, de fibras e de muitos outros nutrientes, é presença necessária em todos os cardápios,

Conheça todos os benefícios da graviola e surpreenda-se!

Essa fruta lembra muito a jaca, por ter um formato oval, mas é ligeiramente diferente. Sua casca é verde-escura, com alguns espinhos por toda sua extensão. Mas é sua polpa, branca, adocicada e com uma leve acidez, que importa. Com ela é possível preparar os mais diversos pratos, desde sucos naturais e vitaminas a receitas vegetarianas e veganas especiais.

Graviola: benefícios à saúde

fruta graviola

Existem uma porção de estudos que buscam provar as vantagens e até mesmo as contraindicações do consumo da graviola para a saúde. Há quem diga que graviola cura câncer, por exemplo, mas será que isso  é mesmo verdade? Ela emagrece ou engorda?

Confira abaixo 10 benefícios desse alimento e fique surpreendido com tudo de maravilhoso que ela pode fazer no seu corpo.

1. Ajuda a proteger o coração

O principal motivo para que a fruta tenha um importante papel na saúde do coração é a alta concentração de potássio em sua composição. O potássio, como bem se sabe, é responsável por auxiliar a reduzir a pressão arterial.

Uma pressão arterial baixa evita ataques cardíacos e até mesmo derrames. Portanto unir a graviola a uma dieta com outros alimentos benéficos ao coração é uma atitude preventiva e inteligente.

Veja as melhores opções de monitores cardíacos para adquirir e ter em casa

2. Melhor a circulação do sangue

Aqui nós temos dois compostos importantes que transformam a fruta numa amiga da boa circulação sanguínea. Em primeiro o lugar o potássio, mais uma vez, visto que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos. Isso é ótimo se pensarmos que vasos dilatados facilitam a passagem do sangue para todo o corpo.

A graviola ainda é composta por ferro. O ferro é um mineral que se encontra em grande quantidade nesse alimento, sendo atuante na melhoria do sistema circulatório. Fornece energia para as células do sangue, sendo importante para a formação dessas células.

3. Graviola estimula as defesas do organismo

Boa parte de ter um sistema imunológico forte e reforçado está relacionada com uma alimentação saudável. A graviola deve fazer parte dessa alimentação, visto que contém boas taxas de vitamina C.

A vitamina C, como se sabe, é responsável pela produção de glóbulos brancos. Os glóbulos brancos são os grandes combatentes dos radicais livres. Os radicais livres aumentam o estresse oxidativo nos órgãos e nos tecidos de todo o corpo.

Um suco de graviola detox ou um chá de graviola, se não quiser comer a fruta, podem lhe fornecer boas doses dos nutrientes necessários. Esse alimento ainda é capaz de prevenir surgimento de alguns vírus menos complexos, como gripes simples.

4. Pode auxiliar no controle da diabetes

graviola controla diabetes

Infelizmente a diabetes é um dos maiores males que podem nos atingir. De acordo com algumas pesquisas, no entanto, a graviola pode ajudar no seu controle. Há fitoquímicos presentes na fruta, principalmente no chá de graviola, que previnem picos de glicose no sangue.

5. É um alimento antioxidante

Todo alimento antioxidante é necessário para evitar o envelhecimento do organismo em geral. A graviola, por sua vez, possui químicos como flavonoides, taninos, fitoesterois e saponinas. Essas substâncias reduzem o envelhecimento precoce, mantém as células saudáveis por mais tempo, uma vez que eliminam os radicais livres.

6. Melhora a saúde dos olhos

Os mesmos antioxidantes presentes na graviola são incríveis na melhoria da saúde ocular. Além das substâncias mencionadas acima, podemos acrescentar a presença de vitamina C e de vitamina E. Há, ainda, zinco e betacaroteno. Todos esses elementos previnem a degeneração ocular.

7. É bactericida e anti-inflamatória

Se você tem dores graves e constantes, provocadas por inflamações, saiba que a graviola pode lhe ajudar de modo intenso nisso. Problemas como artrite e até reumatismo podem ser aliviados, visto que essa fruta é bastante anti-inflamatória.

As propriedades da fruta, mas principalmente da folha de graviola transformada em chá, podem reduzir os efeitos da gota. A gota, como se sabe, é um problema causado pelo excesso de ácido úrico no organismo. O chá da fruta diminui a concentração desse ácido, o que eventualmente pode diminuir a intensidade dos sintomas.

A graviola e seu chá são também bactericidas. Bactérias que causam cárie e gengivite, além de fungos, podem ser evitadas com a ingestão regular do alimento.

8. Graviola ontribui para o emagrecimento

graviola emagrece

As vitaminas do complexo B presentes na graviola ajudam a estimular processos metabólicos em todo o organismo. Esses processos têm papel fundamental no emagrecimento e na formação de músculos, assim como no aumento da energia geral do corpo.

A melhoria no funcionamento do metabolismo do corpo significa que você acabará queimando mais gordura sem qualquer esforço físico, em repouso. Além disso, quando praticar atividades físicas, perceberá que a queima calórica é ainda mais intensa.

9. Promove boa digestão

Ninguém gosta de comer e de se sentir estufado, cheio, como se a comida toda estivesse entalada na garganta. Esse é apenas um dos vários sintomas de uma digestão ruim. Saiba, contudo, que nossa Fruta-do-Conde é eficaz na resolução desses problemas.

A graviola conta com uma porção de minerais, de vitaminas e de compostos anti-inflamatórios que atuam em todas as partes do processo digestivo. Ela auxilia a evitar, portanto, condições como cólica, diarreia, azia, retenção de líquidos, constipação, inchaço e indigestão.

Essa fruta é também uma grande reparadora da fauna e da flora intestinal.

10. Pode ser benéfica na luta contra tumores

Perceba o cuidado que temos no uso das palavras acima ao dizermos que a graviola pode ajudar no combate a células com tumor e, portanto, cancerígenas. Falamos isso com ressalvas, visto que os estudos acerca desse benefício da fruta ainda estão em curso, sem muitos resultados conclusivos a respeito.

Fato é que esse alimento contém um antibiótico natural super potente, a acetogenina, que, segundo algumas pesquisas, pode ajudar a prevenir o surgimento de certos tumores. Cânceres de garganta, de mama, da cervical e do pulmão estariam entre os tipos possivelmente evitados pelo consumo de graviola.

Isso se daria pela atuação de substâncias presentes na fruta diretamente nas células cancerígenas. Elas bloqueariam as principais fontes de energia, levando-as à morte.

É preciso, no entanto, que mais pesquisas sejam realizadas em torno do potencial anticancerígeno da graviola antes de emitir qualquer posicionamento definitivo sobre o assunto.

Malefícios da graviola

malefícios da graviola

Quando falamos na graviola, fruta adocicada e ao mesmo tempo fresquinha, parece que não encontramos qualquer tipo de contraindicação a respeito de seu consumo. Como essa fruta ainda passa por uma série de estudos, no entanto, há alguns efeitos negativos que ela pode causar em seu organismo, dependendo de alguns fatores.

1. Graviola pode causar intoxicação alimentar

Tudo que é consumido em excesso, faz mal. E com a graviola não é nada diferente! O consumo exagerado da fruta pode causar uma grave intoxicação alimentar. Isso se deve ao fato de que a casca do alimento é rica em dois elementos que contém altas doses de ácido cianídrico: a anonine e a anonaine.

Para quem não sabe, o ácido cianídrico é um elemento sem cor e potencialmente fatal se consumido em grandes quantidades.

2. Pode levar a náuseas

Outro perigo do excesso no consumo da fruta é sentir-se nauseado. Ânsias de vômito, tonturas, sedação são alguns dos possíveis sintomas aliados à já mencionada intoxicação alimentar.

3. É capaz de baixar em demasia a pressão arterial

Se você tem pressão baixa por natureza, jamais coma essa fruta. Como vimos acima, um de seus benefícios é dilatar os vasos e baixar a pressão arterial. Quando você tem hipertensão, tudo bem. Se não for o caso, pode se sentir muito mal e até mesmo desmaiar. Por isso fique atento!

4. É possível que leve ao Mal de Parkinson

contraindicações da graviola

Apesar de todos os benefícios desse alimento, inclusive o de ajudar no combate a tumores, pode ser que ele não seja assim tão bom para você. Estudos conduzidos recentemente mostram a presença de alguns alcaloides na fruta, que seriam responsáveis pela degeneração de neurônios. Essa degeneração causa disfunções neurológicas, entre elas o Mal de Parkinson.

5. Mata bactérias boas

A fruta é uma grande bactericida, o que significa que ela mata bactérias que procuram interferir em nosso organismo. O problema é que, com um consumo regular e por vezes exagerado, há grandes chances de as bactérias boas também serem eliminadas.

Essa eliminação pode acarretar em alguns problemas, principalmente intestinais. Isso causa, portanto, o efeito inverso do benefício mencionado anteriormente. Em vez de ajudar na saúde digestiva e intestinal, a fruta pode prejudicar esses processos.

6. Graviola pode levar ao aborto

Mulheres grávidas devem passar bem longe dessa saborosa frutinha. Algumas propriedades escondidas dessa fruta podem provocar contrações desnecessárias às gestantes. Em alguns casos, é possível que ocorra aborto.

Como você pode ver, a graviola não é assim tão milagrosa e tão perfeita como a medicina alternativa e popular acredita. Ela possui, infelizmente, a capacidade de alterar seu organismo de forma negativa, principalmente se você consumir essa fruta em excesso.

O indicado, como deve ser com tudo na vida, é consumir esse alimento com moderação. Além disso, experimente consultar um nutricionista ou outro especialista alimentar que possa lhe confirmar se deve se alimentar com a graviola e qual a quantidade recomendada.

Da mesma forma, jamais substitua seus medicamentos receitados por médicos e profissionais da medicina pela fruta. Ela, assim como outros alimentos, não deve ser vista como um medicamento, como um fármaco. O papel dela é apenas auxiliar na melhoria de diversas funções de seu organismo.

Chá, suplemento ou graviola fruta: como comer ou consumir?

chá das folhas de graviola

Existem uma variedade de formas de consumo desse alimento. O mais saboroso, como é óbvio, é partir a fruta ao meio e deliciar-se com sua polpa doce. Há a possibilidade de ingerir chá das folhas da graviola, assim como consumir as cápsulas do suplemento feito a partir dela.

Independente de qual será a sua escolha, saiba que os efeitos em seu organismo serão praticamente os mesmos. A suplementação é indicada para atletas, por exemplo, ou para pessoas que queiram emagrecer com auxílio de remédios.

É possível fazer um suco a partir da fruta, se desejar algo mais refrescante. Basta misturá-la com água e outras frutas, como laranja e maçã. Bata tudo no liquidificador e sirva como manda o seu gosto. Se preferir comer a fruta in natura, tire toda a casca, como faria com o abacaxi.

O chá, por sua vez, deve obrigatoriamente ser feito a partir das folhas da fruta. Essas folhas podem ser encontradas em sua versão seca em lojas especializadas ou até mesmo determinados supermercados. Uma vez que estiver de posse das folhas, tudo que tem a fazer é preparar uma infusão com água fervendo.

 

 

Fontes bibliográficas:

  • Mors, W. B., Rizzini, C. T., & Pereria, N. V. (2000). In R. A. DeFilipps, (Ed.), Medicinal Plants of Brazil Algonac, MI: Reference Publications.

Crédito das imagens: Unsplash

Compartilhe seu amor
Elizandra Civalsci Costa
Elizandra Civalsci Costa

Farmacêutica (CRF MT n° 3490) pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncologia pelo Hospital Erasto Gaertner. - Curitiba PR. Possui curso em Revisão de Conteúdo para Web pela Rock Content University e Fact Checker pela poynter.org. Contato (65) 99813-4203

Artigos: 1166