Tudo sobre o Chuchu: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo

Muitas vezes o chuchu é um legume esquecido nos lares brasileiro.

O chuchu é um legume pertencente à mesma família do pepino, da abóbora e do melão: a cucurbitáceas. Trata-se de um fruto hortaliça originário da América Central, que possui uma casca fina e esverdeada e uma polpa com sabor muito suave, agradando muitos paladares. Muitas pessoas não tinham o conhecimento que cada hortaliça possui uma época certa de colheita, tudo depende do tempo, solo e vários outros fatores. No caso do chuchu, o melhor período para compra e consumo acontece de novembro a abril. Confira mais informações referente ao chuchu aqui, no SaúdeLab.

Benefícios do chuchu

Muitas vezes o chuchu é um legume esquecido nos lares brasileiro, porém é um alimento rico em potássio, cálcio, magnésio, fósforo, zinco e vitamina C, fazendo com que seja muito importante nas refeições diárias. Entretanto, vale ressaltar que o chuchu também é rico em fibras e é excelente para ajudar na a prisão de ventre, auxiliando o trato intestinal.

Por ser composto por tantas propriedades, o chuchu ajuda a manter os níveis normais da pressão arterial, além de ser muito bom para os ossos e a saúde cardiovascular. Aliás, é um legume completo que combate a depressão, evita o envelhecimento precoce, combate à anemia, previne o câncer, ajuda a manter os cabelos e a pele saudável e fortalece o sistema imunológico.

Veja também: Suflê de chuchu: veja como preparar essa versão sem farinha bem fácil

Como escolher o chuchu na hora de comprar

Muitas pessoas têm dificuldades de escolher o chuchu na hora da compra e acabam adquirindo um legume velho ou estragado. Entretanto, é muito simples comprar um alimento de qualidade. O ideal é optar por um chuchu com casca brilhante e com poucos espinhos, evite aqueles muito enrugados, amarelados ou sem brilho. Por fim, verifique sua firmeza, ele deve estar mais rígido, se estiver mole é sinal de um legume velho.

Como armazenar o chuchu na sua casa

Para que seu chuchu dure mais tempo, o ideal é que seja armazenado em condição ambiente por cerca de 4 dias desde a compra. Mas, se você perceber que o legume está começando a murchar, basta embalar em um saco plástico e levar até a parte de baixo da geladeira, assim ficará conservado por mais alguns dias.

Como higienizar o alimento

Antes do consumo de qualquer alimento, é de grande importância o processo de higienização. Assim, o primeiro passo é lavar bem o chuchu em água corrente, logo depois, você pode colocar o legume de molho em um recipiente com duas colheres de água sanitária para 1 litro de água e deixar  por cerca de 10 minutos, em seguida, é só lavar em água corrente e novamente e seu alimento estará pronto para consumo.

Qual é a melhor forma de consumo

O chuchu apresenta várias formas de preparo e consumo e existem várias receitas deliciosas com o legume, seja cru, fazendo com que as receitas fiquem mais refrescantes, também é possível fazer refogado, em forma de salada, assado ou cozido. Uma opção muito saborosa, prática e rápida é preparar o legume na Airfryer.

Veja também: 12 opções de legumes e verduras para dieta low carb: veja como consumir corretamente

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação