Benefícios da Linhaça: os mais importantes

Conheça agora todos os benefícios da linhaça

benefícios da linhaça

Conheça agora todos os benefícios da linhaça. Vamos destacar abaixo alguns dos mais importantes. Talvez isso convença você a adicioná-lo na sua dieta!

1. Emagrece e controla o apetite

linhaça emagrece

Uma das melhores coisas do consumo da farinha de linhaça é que promove o emagrecimento. Em pacientes obesos, diversos estudos comprovaram que a semente é essencial para um maior controle do apetite.

Isso porque a linhaça é riquíssima em fibras e ao ser ingerida, expande-se no seu sistema digestivo. Ainda mais se combinada com a ingestão de bastante água. Isso faz com que você coma pouco, obtenha os nutrientes necessários e não sinta fome.

A barreira que a semente ou a sua farinha fazem no bolo alimentar também é importante no intestino, porque torna a liberação da glicose no sangue muito mais lenta. Sem os picos de glicemia, também chamados de açúcares, precisamos de menos insulina.

Quando você tem muita insulina no sangue, sente logo a necessidade de comer coisas que possam conter glicose, como pães, doces em geral, salgadinhos, entre outros. E isso ainda contribui para o aumento do tecido adiposo, pois a insulina deposita gorduras.

2. É ótima para diabéticos

Como a linhaça ajuda a controlar os picos de glicemia, por consequência ela é super benéfica aos diabéticos. Consumir o cereal pode ajudar você a manter a sua doença sob controle, evitando medições de glicose fora do normal ou quadros de híper ou hipoglicemia.

Os diabéticos que adicionam o alimento ao cardápio têm uma melhora na qualidade de vida praticamente imediata. Outra vantagem da sementinha nesse sentido é que ela diminui a necessidade e a resistência da insulina, podendo até prevenir casos de diabetes tipo 2 ou de diabetes em pacientes que ainda não tem a doença, mas já começam a apresentar alguns sintomas.

Isso também pode acontecer por conta do ácido alfalinoleico (ALA), presente abundantemente no alimento. Muitas investigações científicas mostram que a substância atua diretamente na redução da diabetes.

3. Deixa seu coração em dia

linhaça faz bem ao coração

Se você tem colesterol alto, uma certa idade e entrou para a lista de pacientes com problemas cardíacos, com certeza já começa a se encaminhar para uma reeducação alimentar. Comer linhaça é uma ótima maneira de fazer essa mudança de vida gradualmente e deixar o seu coração muito mais saudável.

O ômega 3 presente na semente é muito eficiente na redução de gorduras que possam ficar acumuladas nas artérias. Bem como no transporte do colesterol, que trata-se de um álcool insolúvel no sangue e pode causar problemas circulatórios.

Sem os ácidos graxos, nem o colesterol nem o excesso de gordura podem ser facilmente carregados na corrente sanguínea e processados pelo fígado. Por isso, uma boa dose diária deles é uma forma de combater uma série de doenças cardíacas fatais. Esse está, sem dúvida, entre os mais importantes benefícios da linhaça.

4. Pele linda e saudável

Quem come a semente diariamente, ou faz uso dos seus derivados, tem a pele mais bonita e mais saudável. As vitaminas e ácidos graxos presentes na linhaça estimulam as células da epiderme, mantendo-as hidratadas por muito mais tempo.

As funções anti-inflamatórias do alimento ajudam a reduzir a acne drasticamente, assim como outros problemas dermatológicos, como eczema, rosácea, dermatites e queimaduras solares.

O óleo de linhaça para a pele é tão eficaz quanto o de amêndoas. Ele ajuda a melhorar a elasticidade da pele, prevenindo estrias e marcas provenientes do envelhecimento.

5. Alivia sintomas da menopausa

Quando a menopausa chega, muitas mulheres sofrem com os seus sintomas. Não são só os famosos calores que incomodam. Podem ocorrer inchaços, dores de cabeça, perda óssea, mudanças de humor, problemas de pele e menstruação desregulada.

Para diminuir ou aliviar os sintomas, é normal que ginecologistas recomendem alguma reposição hormonal. Entretanto, a ingestão de hormônios sintéticos pode ser bastante prejudicial a longo prazo, aumentando os riscos de câncer de colo do útero e de mama.

A linhaça é um dos poucos alimentos que contém lignanas. A substância de nome engraçado tem uma estrutura similar ao estrogênio, principal hormônio feminino. Por ser natural a lignana é ótima para tratar mulheres na menopausa.

Basta você adicionar o alimento no seu dia a dia e em pouco tempo notará a diferença. Aliada a uma dieta saudável, a substância pode ser suficiente como reposição hormonal natural, evitando a necessidade de fármacos industrializados.

Combinar a semente com a soja é outra boa ideia. O grão também possui fitoestrogênios e atua na melhora da menopausa e até da Tensão Pré-Menstrual (TPM). Converse com o seu médico e veja o que ele sugere!

6. Cabelo mais forte

linhaça deixa o cabelo forte

Não é só de dentro para fora que a sementinha faz bem para o cabelo. Cremes à base de linhaça ajudam a devolver a vitalidade dos fios, quando quebrados e sem vida. Você pode fazer diversas receitas caseiras com farinha de linhaça marrom, por exemplo.

O óleo da semente é abundante em vitamina E, a principal na melhora da pele e dos cabelos. Além disso, o ômega 3 tem um grande papel no processo de restauração capilar. Esfregar o óleo diretamente do couro cabeludo também trata doenças comuns, como alopecia, caspa e outros problemas dermatológicos.

7. Tem efeito detox

Muita gente pensa que o detox é válido apenas para sucos de cor verde. No entanto, existem vários alimentos no nosso cardápio que promovem a desintoxicação do organismo. O que é isso? É a eliminação de toxinas que não nos fazem bem!

A linhaça faz parte dessa lista de alimentos, pois ela tem o poder de limpar o cólon, eliminando substâncias tóxicas e melhorando o sistema imunológico. Aqueles que adicionam a semente no cardápio tem menos chance de desenvolver tumores e problemas intestinais, por exemplo.

É importante consumir alimentos desintoxicantes, uma vez que eles diminuem os processos inflamatórios do corpo e melhoram a absorção de nutrientes pelos intestinos.

Você pode até adicionar a farinha de linhaça dourada no seu suco detox. Ou colocar uma colher de sopa no seu iogurte matinal. O gosto não muda muito, mas os benefícios são imensos.

8. Ossos mais fortes

Muitas vezes temos uma ideia distorcida das coisas. O cálcio é uma delas. Normalmente pensamos que os alimentos com mais cálcio, ou que promovem a absorção do mineral, vêm do leite. Mas isso é um mito.

Há muitos vegetais e alimentos naturais que são importantes na reposição do cálcio, mais até que os laticínios. Além da linhaça possuir uma dose considerável do mineral, ela promove a boa captação de diversos outros nutrientes vitais.

Estudos mostram que o seu uso durante a menopausa previne a osteoporose em diversas mulheres. Se você segue uma dieta livre de produtos de origem animal, aumente as porções da sementinha nos pratos e aproveite todos os benefícios da linhaça. Isso poderá ajudar você a ter mais saúde óssea no futuro.

 

 

 

 

Crédito das imagens: Unsplash