Book Appointment Now
Páprica previne câncer e muito mais; conheça seus benefícios e saiba como usar
A páprica é um tempero que pode ser aproveitado em diversos pratos, concedendo um sabor único às receitas. Contudo, é preciso ter em mente que existem diferentes tipos de páprica, e cada um possui suas qualidades e propriedades. Portanto, venha com o SaúdeLab e saiba quais os tipos de páprica, onde usar e quais seus benefícios para saúde.
De antemão, os benefícios das propriedades da páprica não se limitam apenas ao sabor. Na verdade, os tempero no geral costumam ser muito proveitosos para a saúde, oferecendo nutrientes e componentes essenciais para um bom funcionamento do organismo. No caso, como existem diferentes tipos de páprica, é possível ter esse proveito de diversas formas.
O que é a páprica de fato?
Primeiramente, antes de falar sobre os tipos de páprica e os seus benefícios, é bom conhecer um pouco mais sobre o que esse tempero realmente é. Por ter uma coloração fortemente avermelhada, ela muitas vezes é confundida com o colorau. Entretanto, esses temperos são completamente diferentes, tanto pelo seu sabor, quanto pelas suas propriedades e produção.
De maneira geral, a páprica é um tempero feito a partir de pimentas e pimentões-vermelhos. Para sua produção, esses ingredientes passam por um processo de secagem, geralmente feita ao sol ou em estufas. Depois de secos, eles são muito bem moídos, dando origem ao pó da páprica. Atualmente, ele é muito consumido em países da Europa, mesmo tendo uma origem latino-americana. Mas, no Brasil, já tem um espaço todo especial na cozinha.
Leia também: Caldo de Cana engorda? Diabético pode tomar? Saiba tudo sobre a bebida
Tipos de páprica e suas formas de uso
Defumada:
O diferencial desse tempero é que os pimentões passam por uma defumação durante o processo de secagem. Por ter um sabor obviamente mais de fumado, ela combina muito bem com carnes, especialmente carnes de frango.
Picante:
Durante sua produção, os pimentões tem as suas sementes removidas, e pode ser acrescido de outras pimentas, ou apenas utilizar uma variedade mais ardida de pimentão. Como o próprio nome sugere, ela é uma variação mais picante da páprica, combinando muito bem com carnes no geral, e grãos como o feijão.
Doce:
Por fim, diferente da páprica picante, o pimentão da páprica doce é utilizado juntamente com suas sementes. Quando comparada com os outros tipos de páprica, a doce apresenta um sabor mais leve. Portanto, apesar de também combinar bem com carnes, ela acaba sendo mais versátil, podendo ser utilizada em uma maior variedade de pratos.
Principais benefícios da páprica para a saúde
- Componentes carotenoides e xantinas, presentes na páprica, ajudam a manter uma boa saúde ocular, ou até mesmo melhorar ela, aprimorando a visão.
- O tempero possui um efeito vasodilatador, que pode ser bastante vantajoso para o controle da pressão arterial. Sob esse ponto de vista, o benefício é ainda maior para quem sofre com hipertensão e similares.
- A páprica é considerada um tempero rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres no corpo. Com isso, é possível ter melhorias no sistema imunológico, e prevenção do envelhecimento precoce.
- Uma colher de sopa de páprica fornece uma enorme quantidade de vitamina A para o organismo, que por sua vez é um nutriente essencial para diversos processos. Ademais, ela também pode ajudar na prevenção contra doenças autoimunes, como lúpus e diabetes.
Leia mais: Tempero Baiano Caseiro: aprenda a fazer em casa e enriqueça seus pratos