Anis-estrelado: conheça os benefícios, como usar e seus efeitos colaterais

Essa planta de ciclo perene, folhas verdes e flores amarelas e perfumadas, pode chegar a ter 20 metros de altura! Seus frutos são marrons, e seu formato lembra o de uma estrela de oito pontas.

Essa planta medicinal é muito popular, o anis-estrelado, é destacada por seus conhecidos efeitos contra a gripe, inflamações, bactérias e antifúngicas. Nos últimos anos, os benefícios da erva ficaram ainda mais em evidência, devido aos seus bons resultados nos cabelos. Logo, vale a pena conhecer um pouco mais sobre essa poderosa planta com o SaúdeLab!

As características do anis-estrelado

Por ser de ciclo perene, folhas verdes e flores amarelas e perfumadas, podem chegar a ter 20 metros de altura! Seus frutos são marrons, e seu formato lembra o de uma estrela de oito pontas.

O anis-estrelado, ou Illicium verum, é uma planta advinda da China, que é conhecida por esse nome por ter um formato parecido com uma estrela. Além disso, a erva, de cheiro doce e agradável, também pode ser encontrada com os nomes populares “Anis da Sibéria”, “badiana”, ou “funcho da China”.

Veja também: Conheça os benefícios do óleo de copaíba e saiba como utilizá-lo sem receio

Sobre os seus benefícios

anis-estrelado no leite
Aprenda mais sobre os benefícios no anis-estrelado para a saúde – Canva

O anis-estrelado promete diversos benefícios para a saúde dos seus consumidores. Assim, seu uso beneficia a digestão, a respiração e a imunidade, por exemplo.

Conheça os benefícios do anis-estrelado:

  • por ser fonte de vitaminas do Complexo B, é ótimo para prevenir problemas do sistema nervoso;
  • é rico em ferro, podendo prevenir e tratar a anemia;
  • melhora a imunidade, já que possui as vitaminas A e C;
  • fonte de fibras, auxiliando o processo de digestão;
  • é anti-inflamatório, sendo recomendado para casos de artrite e reumatismo;
  • sua ação analgésica é boa para casos de enxaqueca e excesso de gases, por exemplo;
  • pode ser usado em gripes ou resfriados, pois é um excelente expectorante;
  • por ter cálcio em sua composição, ajuda a prevenir doenças ósseas, como a osteoporose;
  • é ótimo para lactantes, já que possui anetol entre seus compostos;
  • suas propriedades antifúngicas e antioxidantes promovem o crescimento saudável dos cabelos.

Descubra como usá-lo

O anis-estrelado tem diversas aplicações. Inclusive, ele participa da composição do tamiflu, um remédio para tratamento de gripes e resfriados, o que comprova seu efeito para essas situações.

Além disso, devido ao seu cheiro doce e seu sabor levemente picante, seus benefícios podem ser aproveitados por meio da culinária. Assim, pode ser usado como tempero em saladas e outros tipos de pratos.

Para o tratamento de feridas, por sua ação anti inflamatória, pode ser aplicado diretamente na pele. Em relação ao cabelo, ele pode compor shampoos e loções que vão melhorar casos de caspas e obstrução do bulbo capilar.

Também há a possibilidade de preparar o chá de anis-estrelado, que pode ser feito com uma colher de chá da erva para um litro de água.

Os efeitos colaterais

Se consumido em excesso, a planta pode causar diversas reações. Entre elas, enjoo, tontura, alergias e intoxicação do organismo.

Quem não pode consumir o anis-estrelado

  • crianças;
  • pessoas com gastrite;
  • pacientes com Síndrome do Intestino Irritável;
  • alérgicos a alguma substância da erva;
  • pessoas com hiperestrogenismo (excesso de hormônio estrógeno).
planta de anis estrelado
Conheça mais do anis-estrelado e como cultivá-lo em casa – Canva

É possível cultivar anis-estrelado em casa?

A resposta a essa pergunta é sim! O detalhe é que se você desejar plantar usando a semente, escolha as in natura. E mais, será preciso deixá-la refrigerada uns 20 dias. Passado esse período, acrescente água para ela se hidratar e ativar suas substâncias e, só então, colocá-la submersa em um vaso.

Saiba que ela se adapta em solos mais orgânicos e verdes, logo o humus pode ser uma escolha para misturar à terra. Ademais, a rega deve ser cuidadosa para deixar apenas com umidade, jamais encharcada. Uma vez na semana deve bastar para mantê-la bem hidratada. Lembre-se que essa planta tende a crescer, possivelmente, deverá ser transferida para um espaço maior pois chegar de 3 a 4 metros de altura.

Por fim, decore suas janelas com mudas de anis-estrelado com acesso a luz solar. Além de perfumosa ela dá um toque charmoso ao ambiente em que estiver.

Veja também: Ora-pro-nóbis cura doenças? Conheça os benefícios, como usar e efeitos colaterais

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Janaína Barros entrevista a bióloga Gabi Pastro. A especialista fala sobre os benefícios incríveis das ervas e temperos caseiros. Dentre eles, ajuda na prevenção do câncer, envelhecimento precoce, doenças degenerativas e muito mais. Confira agora e, curta, compartilha e se inscreva!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação