Benefícios do Cambuci: 6 motivos para essa fruta não faltar na sua dieta

As frutas possuem um espaço muito importante na nossa alimentação. Elas oferecem diversos nutrientes e benefícios para o nosso corpo. Contudo, estamos habituados a comer as sempre as mesmas opções que já fazem parte do nosso costume. Com isso, deixamos de aproveitar frutas como o Cambuci, que é diferente e muito bom para saúde. Venha com o SaúdeLab e descubra as principais propriedades e benefícios desta fruta exótica.

Quais são as propriedades do cambuci?

A princípio, você muito provavelmente desconhece os benefícios do cambuci. Afinal, é uma fruta incomum de ser comercializada nos mercados, feiras e quitandas. Talvez isso se dê pelo fato de a fruta não ser muito atrativa do ponto de vista de venda. Contudo, é preciso desconstruir isso para que as pessoas comecem a aproveitar os diversos benefícios do cambuci como planta medicinal.

De antemão, o cambuci é uma fruta originária da Mata Atlântica, e que já esteve sob risco de extinção. Com uma aparência incomum, em um formato similar à de um disco ou vaso, ela apresenta um gosto um pouco azedo. Esse sabor se dá por causa de seu principal componente, que é a vitamina C. Os benefícios desse composto já são amplamente conhecidos e procurados.

Entretanto, além de outras vitaminas, o cambuci é rico em nutrientes diversos. Dentre eles, é possível encontrar a presença de antioxidantes, proteínas, sais minerais e fibras. Através desses elementos, o cambuci é capaz de oferecer diversos benefícios para a saúde, se tornando uma excelente fruta para se adicionar na alimentação.

Benefícios do Cambuci: 6 motivos para essa fruta não faltar na sua dieta
Benefícios do Cambuci: 6 motivos para essa fruta não faltar na sua dieta. Foto: Canva PRO

Principais benefícios do cambuci para a saúde

Imunidade

  • Fortalecimento do sistema imunológico: através da vitamina C, o cambuci é capaz de beneficiar muito o sistema imunológico, aumentando a eficiência dele.

Vitamina C

  • Combate contra o envelhecimento precoce: outra propriedade interessante da vitamina C é a sua capacidade de eliminar os radicais livres do nosso organismo, prevenindo doenças que causam envelhecimento precoce.

Prevenção de diabetes

  • Regulação dos níveis de açúcar do sangue: o perfil nutricional do cambuci, incluindo a vitamina C, trabalha a favor da redução da glicose do sangue, ajudando na prevenção de doenças como a diabetes.

Combate à obesidade

  • Melhor emagrecimento: o cambuci possui compostos fenólicos capazes de melhorar a inflamação do tecido adiposo. Com isso, a fruta pode ser uma aliada tanto no emagrecimento quanto no combate a obesidade.

Saúde dos olhos e pulmões

  • Melhora a saúde dos olhos e pulmões: os nutrientes do cambuci também atuam fortemente na prevenção de problemas de visão, e ajudam na eliminação de catarro e alívio da tosse.

Prevenir anemia e câncer

  • Prevenção de doenças: a vitamina C presente no cambuci melhora a absorção de ferro, podendo prevenir a anemia. Ao mesmo tempo, os antioxidantes atuam no combate ao estresse oxidativo, atuando de forma preventiva contra cânceres.

Receba nosso conteúdo grátis em seu WhatsApp, entre em nosso grupo: Clique aqui

Como incluir o cambuci na alimentação?

Por fim, agora que você conhece alguns dos benefícios do cambuci, é preciso aprender a como inserir ele na sua dieta. À primeira vista, isso pode ser um pouco difícil, visto que a fruta pode ser totalmente nova para você. Entretanto, ela é mais versátil do que parece, podendo ser consumida de diversas formas.

Para quem gosta de sabores mais azedos, consumir a fruta apenas in natura pode ser uma boa opção. Contudo, é possível utilizar ele para fazer bebidas, como suco, chás, vitaminas e até drinks. Quanto a receitas, a fruta pode entrar em pratos como saladas, geleias, compostas e doces no geral.

Leia mais: Coma uma maçã por dia e aproveite esses 8 benefícios incríveis

Conhece a SPIRULINA? Será que ela EMAGRECE? Veja agora quais seus principais BENEFÍCIOS

Devido aos seus inúmeros benefícios à saúde, muitas pessoas têm perguntado se a spirulina emagrece. Uma vez que, ela é uma fonte excelente de proteínas, vitaminas e minerais. Além de outros nutrientes antioxidantes.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915