Book Appointment Now
Chá de espinheira-santa: conheça 8 benefícios incríveis que você não conhecia
Você tem certeza que já conhece os benefícios do chá de espinheira-santa? A princípio, todo tipo de chá possui suas aplicações e efeitos específicos. Se soubermos quais são eles, bem como quais são os cuidados no consumo e preparo do chá escolhido, podemos aproveitar uma série de benefícios muito interessantes para o nosso organismo.
Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e fique por dentro de 8 benefícios do chá de espinheira-santa para a saúde.
Quem já está familiarizado com a espinheira-santa sabe que ela esconde propriedades muito interessantes para a nossa saúde. Contudo, essas propriedades só podem ser devidamente aproveitadas se soubermos como extrair elas das plantas.
Esse cuidado no preparo, juntamente com os cuidados no consumo são o que garantem a segurança e eficiência dessa planta.
8 benefícios do chá de espinheira-santa
Antes de mais nada, dentre os principais efeitos da espinheira santa, precisamos levar em consideração a variedade deles. No caso, essa planta é tida como um produto de ação cicatrizante, diurética, analgésica, antimicrobiana e muitas outras.
Nesse aspecto, quando juntas, essas ações e propriedades permitem com que possamos aproveitar os seguintes benéficos do chá de espinheira-santa:
Melhoria do trânsito e saúde intestinal
Combate de infecções bacterianas no geral
Promoção e proteção da saúde gástrica
Prevenção e tratamento de alguns cânceres
Tratamento de ferimentos e problemas de pele
Combate da retenção de líquidos excessivos
Melhoria no funcionamento do sistema renal
Controle da produção de ácidos no estômago
Como fazer o chá de espinheira-santa?
Sabendo dos benefícios do chá de espinheira-santa, podemos agora passar para o seu modo de preparo. Felizmente, assim como a grande maioria dos chás, ele é bem simples, e depende basicamente dos passos à seguir:
- Antes de mais nada, em uma panela sob o fogo, coloque uma xícara de água filtrada.
- Agora fique atento com a água, pois quando ela estiver fervendo, o fogo deve ser desligado.
- Feito isso, acrescente na panela uma única colher de café de espinheira-santa.
- Em seguida, mantenha a panela tampada e aguarde entre 5 e 10 minutos para fazer a infusão.
- Por fim, passado o tempo, você já pode coar a água e se servir com o chá.
E como tomar ele com segurança?
À primeira vista, não existe muito segredo em tomar o chá. Um dos principais cuidados é ter moderação no seu consumo, limitando ele para até três xícaras diárias, preferencialmente meia hora antes de cada refeição.
Ademais, é necessário também evitar beber o chá caso você esteja dentro de uma gestação, e nem pode-se oferecer para crianças pequenas. Seguindo essas dicas, basicamente qualquer um poderá aproveitar os benefícios do chá de espinheira-santa com segurança.
Pode tomar o chá todos os dias ou não?
Conforme fora dito, um dos cuidados essenciais para garantir a eficiência e segurança do chá é a moderação. Se você beber no máximo três xícaras, assim explicamos acima, não há porque se preocupar ao tomar o chá todo dia.
Inclusive essa é uma ótima forma de aproveitar os benefícios do chá de espinheira-santa. Mas em casos assim, só tome cuidado para que o consumo não seja muito prolongado.
Leia mais:
- Espinheira-santa mexe com a pressão arterial? Entenda os efeitos na hipertensão
- Espinheira-santa dá sono mesmo? Descubra seus efeitos comprovados
- Mulungu causa impotência? Ligue o alerta para seus efeitos colaterais
- Espinheira-santa mexe com a pressão arterial? Entenda os efeitos na hipertensão