Book Appointment Now
Boldo faz mal para o coração? Conheça os riscos que ele oferece à sua saúde
Sem dúvidas, quando se fala de chás, é impossível não comentar sobre o chá de boldo. Além de saboroso (SQN), ele oferece diversos benefícios para a nossa saúde. Contudo, há quem diga que o boldo faz mal para o coração, mas será que isso é realmente verdade? Dito isso, o SaúdeLab vai ensinar se o boldo faz mal para o coração, e quais riscos para a saúde ele apresenta.
À primeira vista, é difícil de acreditar que um chá possa fazer mal para a saúde. Afinal, eles são amplamente conhecidos por serem bebidas simples e extremamente proveitosas para o organismo. Contudo, assim como é para todo tipo de alimento e comida, os chás também podem ser problemáticos se você não conhecer as propriedades deles, e não saber como consumi-los corretamente.
Principais propriedades do boldo
Se tem algo em que o boldo não deixa a desejar é na diversidade de propriedades. Ele possui ações anti-inflamatória, antioxidantes, antitumoral, antiplaquetária e diurética. Ou seja, ele é um verdadeira bomba de benefícios para o organismo. A partir dessas ações, ele é capaz de prevenir e combater inúmeras condições de saúde, desde problemas gástricos até doenças neurodegenerativas e cânceres.
Sob o mesmo ponto de vista, o boldo também beneficia o funcionamento de inúmeros órgãos, como o fígado, estômago e intestino. Consequentemente, ele melhora a digestão, trata problemas hepáticos e vesiculares e até mesmo ajuda no emagrecimento. Ou seja, o boldo é uma planta que promove uma melhoria considerável da saúde em diversos aspectos.
Leia mais: Chá de boldo emagrece? Veja os 10 principais benefícios da planta para a saúde
Mas o boldo faz mal para o coração ou não?
Felizmente não, o boldo não é capaz de prejudicar o coração de nenhuma forma. Portanto, o boldo não faz mal ao coração. Na verdade, as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias dele agem em conjunto para prevenir a aterosclerose. Essa é uma doença causada pela formação de placas de gorduras em vasos sanguíneos, sendo um problema cardiovascular bastante grave. Ou seja, o boldo acaba sendo benéfico para o coração.
Por outro lado, ele pode sim vir a ser um problema em pessoas que sofrem de hipertensão. Geralmente, quem possui essa condição de saúde tem de fazer o uso de certos medicamentos, dedicados justamente para a regulação da pressão arterial. O boldo pode afetar o funcionamento desses medicamentos e, portanto, deve ser evitado por quem de fato está sob o uso deles.
Outras contraindicações importantes do boldo
De maneira geral, o boldo precisa ser evitado também por quem faz uso de outros tipos de medicamentos, como calmantes e hormônios, pelo mesmo motivo dos remédios para hipertensão. Ademais, ele também não é recomendado para crianças pequenas ou mulheres gestantes, visto que as propriedades deles podem afetar elas negativamente. Mas fora isso, se consumido moderadamente e periodicamente, o boldo oferece apenas benefícios.
Leia mais: Chá de boldo faz mal aos rins? Saiba agora como evitar complicações